Competição reuniu cerca de 1.100 visitantes entre atletas, comissão técnica e familiares
Neste domingo (30), a Estância Turística de Paraibuna recebeu mais um grande evento que movimentou a cidade atraindo centenas de turistas e tornando a cidade uma referência para a realização de esportes náuticos. A III Etapa do Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas, que conta com apoio da Speedo e da Prefeitura Municipal, aconteceu na Pousada Iguatiba, Rodovia dos Tamoios, Km 50 – Estrada Zelio Machado Santiago, Km 2.
O organizador da Maratona Aquática, Igor de Souza, destacou que 636 atletas participaram desta etapa do Circuito. Entre atletas, comissão técnica e familiares, o público estimado que visitou a cidade para o evento Maratonas Aquáticas foi de 1.100 pessoas.
O organizador explicou que metade das etapas do Circuito Paulista é realizada em represas do Estado de São Paulo para que os atletas conheçam estes locais e vivam a experiência. “Esse é um dos lugares mais bonitos que temos. O visual é lindo e a viagem é rápida para aqueles que vêm da Grande São Paulo.”
Igor ressaltou que a temperatura e o clima ajudaram na realização da prova, assim como a represa cheia. “Os atletas gostam muito da cidade. As pessoas se acostumam com a realização das provas no mar, mas não podem deixar de conhecer as represas do Estado de São Paulo. E essa é uma das preferidas deles.”
O prefeito Victor Miranda fez um agradecimento ao proprietário da Pousada Iguatiba, Elias Oliveira, por ceder o espaço para a realização do evento, e ao organizador Igor de Souza. “Sejam todos muito bem-vindos à nossa Estância Turística de Paraibuna. Conheçam nossos atrativos turísticos, gastronomia e tudo que podemos oferecer no melhor estilo Chão Caipira!”
O Chefe do Executivo ainda destacou que a cidade está se tornando uma referência em esportes náuticos. “A natureza que abraça nossa cidade é abundante e isso nos permite sediar eventos como este. Paraibuna vem se fortalecendo como referência no esporte e temos muito orgulho em recebê-los em nossa casa.”
O atleta José Antônio Ferreira Alves, de 77 anos, participou pela primeira vez da prova em Paraibuna. Ele contou que treina desde os 12 anos de idade e é triatleta e maratonista. O competidor veio de Jundiaí para participar de duas modalidades, de 2 km e 800 m. “Estou bastante acostumado com as provas. Hoje, meu principal objetivo é participar da competição e concluir a prova.”
O técnico da equipe de natação de Pindamonhangaba, Lucas Genuíno, contou que o Clube Ferroviária, que tem parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura, promove treinos durante 2 horas de terça a sábado. Os atletas que participam de provas mais longas fazem o treino dobrado.
Além do treinamento funcional, o técnico trabalha o preparo físico e a prevenção de lesão dos competidores. “Aqui, podemos trabalhar estratégia de prova, como respiração, comparar como estamos com relação aos outros e avaliar quais pontos podemos melhorar. Nosso objetivo é subir no pódio em todas as categorias”, explicou o técnico.
Ângelo José da Silva completa 60 anos em agosto. O atleta é de Pindamonhangaba e chegou em 1º lugar na prova de 2 km no grupo que ele pertence. “Passei para esta prova este ano e estou tendo excelentes resultados. Fiquei em 1º lugar em Paraibuna e em Ilhabela. O tempo ajudou muito e a temperatura da água está ótima.”
Sylvia Petrella, de 56 anos, também é da equipe de Pindamonhangaba e participou da etapa em Paraibuna pela primeira vez. Ela ficou em 1º lugar no grupo G, que competem atletas de 55 a 59 anos. “Pratico o esporte desde os 6 anos. E esta é a primeira vez que eu nadei em represa. Adorei Paraibuna, esse clima, visual, tudo maravilhoso.”
Atletas de Paraibuna também se destacaram na competição. Anisio Carvalho, morador do bairro São Germano, participou da prova de 800 m e conquistou o 2º lugar na categoria D. Aos 25 anos, o atleta é formado em educação física, professor de natação e professor de Basquete na Prefeitura Municipal. Ele falou sobre os desafios da competição. “Aqui, temos que olhar para os nadadores que estão conosco na prova e precisamos fazer uma respiração diferenciada em comparação com a piscina.”
Bruna Serra Oliveira, também de Paraibuna, é moradora do Centro e faz natação há 3 anos. Ela disse que é a primeira vez que participa do circuito e que o principal objetivo seria finalizar a prova de 800 m. Ao final da competição, a atleta foi coroada com o 1º lugar da categoria dela.
O assessor de Esporte, Lorival Batista Barreto, avaliou positivamente o evento. “Recebemos muitos turistas e foi uma oportunidade para apresentarmos nossa Estância Turística. O saldo final foi positivo e um resultado excelente para todo município.”
O Departamento de Planejamento, Gestão e Turismo também compareceu ao evento para fazer o receptivo turístico dos visitantes, apresentar as opções de lazer e convidá-los para conhecer outros atrativos da cidade.