Iniciativa para capacitação de jovens promovida pela Suzano S/A, em parceria com a Fundação Iochpe, conta com apoio da administração municipal; inscrições podem ser feitas até 2 de junho
A Prefeitura de Suzano está apoiando mais uma edição do projeto Formare, uma iniciativa promovida pela Suzano S/A em parceria com a Fundação Iochpe para capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. Os interessados podem se inscrever de forma gratuita no curso de “Operador(a) de Processo de Produção” por meio do link bit.ly/FormareSuzano até 2 de junho.
Para se inscrever, os jovens devem obrigatoriamente ter 18 ou 19 anos completos até o dia 31 de julho de 2023, ter renda de até um salário mínimo por pessoa em sua família, ter ensino médio completo ou estar cursando o 2º ou 3º ano em escola pública e ter disponibilidade no período das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira durante o período de curso, além de não ser filho de um colaborador da Suzano S/A, não ter vínculo de aprendiz por mais de um ano e residir em bairros do entorno da empresa na cidade.
A iniciativa é desenvolvida desde 2005 pelo Programa Voluntariar da Suzano S/A, em parceria com a Fundação Iochpe. O objetivo da ação é capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para a educação profissional e o mercado de trabalho. O processo de seleção inclui a realização de uma prova, além de dinâmicas em grupo e visitas domiciliares para definir os participantes finais que iniciam os trabalhos já em agosto.
Entre os benefícios oferecidos estão a capacitação profissional gratuita com carga horária média de 1.200 horas, uniforme, material escolar, alimentação no local e seguro de vida. As aulas são ministradas por voluntários que compartilham talento e experiência com os jovens.
Segundo Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora do Programa Voluntariar e Projeto de Formação da Suzano, o Formare vem atuando na qualificação de jovens para o mercado de trabalho há 18 anos. “Na Suzano trabalhamos para ser protagonistas na evolução da sociedade, e uma forma de criarmos esse ambiente social mais humano e igualitário é por meio da educação. Acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo, e com o programa conseguimos fomentar nossos valores e formar jovens para um futuro mais justo e com mais oportunidades para todos e todas”, destacou.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, o projeto contribuirá muito para os jovens em aprendizado para que estes tenham uma base para o mundo profissional. “Em conjunto, estamos sempre buscando fortalecer o meio profissional da nossa região e devo dizer que a Suzano S/A é um dos maiores parceiros que temos neste sentido”, afirmou.
Por sua vez, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, ressaltou que o caráter social também é um diferencial da iniciativa. “Contribuir com a capacitação de pessoas significa criar caminhos para que estas pessoas encontrem oportunidades a partir de seus talentos, seja despertando-os ou evidenciando-os”, comentou.
Já a presidente do Fundo Social, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, constatou que o projeto conta com total apoio da Prefeitura de Suzano. Como o meu marido, o prefeito Rodrigo Ashiuchi, sempre diz, ‘ninguém faz nada sozinho’ e essa ação garantirá muitos benefícios aos que se inscreverem. Recomendamos a todos para participar”, finalizou.
Crédito das fotos: Divulgação/Suzano S/A