A Praça Monsenhor Ernesto Almirio Arantes, conhecida como Praça da Matriz, na Estância Turística de Paraibuna, foi revitalizada e recebeu novo paisagismo por meio do Programa Municipal “Adote Uma Praça”, com o apoio da empresa Sicoob Cressem.
Instituído pela Lei 3.292/2021, o Adote Uma Praça autoriza a Prefeitura a buscar apoio da iniciativa privada na conservação de Praças, Parques, Jardins, Áreas de Ginástica, Esporte e Lazer, Bosques, Decks, dentre outros espaços públicos do município.
Em troca dos serviços realizados, a empresa poderá divulgar a parceria na imprensa e em informes publicitários, como a colocação de placas no local adotado, obedecendo a critérios pré-estabelecidos.
O diretor do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Danilo Caneppele, explicou que a empresa parceira se comprometeu com a manutenção básica da Praça e com o investimento em um novo paisagismo. “A Sicoob apresentou o projeto que passou pela aprovação do nosso Departamento. Depois, contratou a empresa para implantá-lo e arcou com todos os custos.”
A Prefeitura foi responsável pela retirada das árvores da espécie Fícus e pela preparação de todo o terreno para receber o novo paisagismo. A engenheira agrônoma da Casa da Agricultura, Bárbara Faria, contou que as árvores já estavam com autorização para serem suprimidas, pois a espécie não é apropriada para a região. “A raiz do Fícus pode alcançar imóveis que estejam a 10 ou 20 metros de distância, prejudicando a estrutura da construção. Por isso, poderia danificar casas no entorno da Praça, estabelecimentos comerciais e até mesmo a Igreja Matriz.”
“Esta espécie não é indicada para a área urbana. Inclusive os danos ocasionados na Praça já estavam visíveis. A calçada estava levantando e quebrando em algumas áreas. Por isso, recebemos autorização para o corte e procedemos com a supressão necessária”, afirmou a engenheira.
Danilo destacou que a Sicoob foi uma parceira nessa nova proposta de paisagismo para a Praça. “Buscamos uma proposta mais leve e colorida, com flores e menos sombreado. Por isso, eu peço que as pessoas cuidem deste novo espaço que foi planejado para todos, com carinho e atenção.”
Para auxiliar na manutenção da Praça, o Consórcio Intermunicipal Três Rios disponibilizou uma funcionária que mantém o local limpo e organizado, de segunda a sexta-feira, orientando a população sobre os cuidados básicos e descarte correto de lixo domiciliar e comercial.
A funcionária Amanda Camargo é responsável não somente pela ordenação da Praça, mas também por regar as plantas, varrer o espaço, lavar a praça e garantir que as pessoas não deixem lixo domiciliar ou comercial nas lixeiras públicas. “Eu oriento os munícipes a colocarem o lixo somente nos dias de coleta, que no centro acontece às segundas, quartas e sextas, na parte da manhã.”
Amanda contou que o depósito irregular de lixo é mais comum após os finais de semana e feriados. “Estou sempre orientando e pedindo a colaboração com a limpeza da praça. Entendo que aos finais de semana juntamos mais lixo, mas a regra é uma só para todos, precisamos esperar a passagem do caminhão coletor. É importante que as pessoas não deixem o lixo aqui, porque os cachorros acabam rasgando o saco e o lixo se espalha.”
A coordenadora do Consórcio Três Rios em Paraibuna, Mônica Machado, destacou que a equipe instalou uma placa “Proibido Jogar Lixo”, conforme Lei 1.941/1998, para coibir o descarte irregular de lixo na praça.
Além disso, às terças e quintas, caso alguma lixeira esteja cheia, o caminhão do Três Rios passa na Praça para retirar. “Sempre recolhemos mato e palha. Mas a novidade agora é por conta do recolhimento do lixo que está nas lixeiras. Hoje, prestamos mais este serviço, garantindo a limpeza e preservação da praça.”
O prefeito Victor Miranda acompanhou o trabalho realizado, agradeceu ao presidente da Sicoob em São José dos Campos, Tiago Ferreira Teixeira, pela parceria e pediu respeito à população. “A Praça é de todos, por isso a responsabilidade de manter o local também é de todos. Através dessa parceria, conseguimos viabilizar este projeto de paisagismo. Então vamos manter organizado, não deixar lixo residencial nas lixeiras e contribuir para conservar este lindo espaço.”