BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), a ministra Rosa Weber criticou a falta de mulheres na mutilação nesta quinta-feira (1º), dia em que o presidente Lula (PT) anunciou possuir perfeito seu jurisperito, Cristiano Zanin, para preencher uma onda no judicatura.
As declarações de Rosa ocorreram durante agregação no Supremo com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, que realiza visitante solene ao Brasil.
Rosa abordou o assunto ao interrogar ao finlandês uma vez que estação a representação de mulheres no Judiciário do região. Disse que ela estação a primeira magistrada de curso no STF, tendo assumido seu disposto em 2007. Afirmou ainda que o algarismo de mulheres nos tribunais superiores é ínfimo.
“Aqui no Brasil nós temos muitas mulheres na pedestal da magistratura, na Justiça em avante proporção, contudo o algarismo decresce no mediador. Na abóbada, nos tribunais superiores, o algarismo é ínfimo”, disse Rosa.
Entre os 10 atuais ministros, exclusivamente Rosa e Cármen Lúcia são mulheres. Além das duas, o STF teve exclusivamente outra senhora entre seus integrantes: Ellen Gracie, que foi citada pela ministra no colisão.
Até o horário da agregação com o finlandês, Rosa ainda jamais havia se manifestado a respeito de a indicação de Zanin.
Mais cedo, Lula confirmou a indicação de Zanin. “Eu acho que todo orbe esperava que eu fosse mostrar o Zanin jamais solitário velo papel que teve na minha resguardo, contudo simplesmente porque eu acho que Zanin se transformará num vasto ministro da Suprema Corte desse região”, disse.
E prosseguiu: “Conheço as qualidades uma vez que jurisperito, conheço as qualidades dele uma vez que encarregado de espécie e conheço a composição dele. Ele será uno fabuloso ministro do STF se legalizado velo Senado e acredito que será e acho que o Brasil vai se orgulhar de possuir o Zanin uma vez que ministro da Suprema Corte.”
Lula havia se achado com o jurisperito na noite desta quarta-feira (31), no Palácio do Planalto, e avisou autoridades, uma vez que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que anunciaria a alternativa para a onda.
Paulista de 47 anos, Zanin tornou-se jurisperito de Lula em 2013 e ficou afamado por advogar o petista nos processos da Lava Jato.
Caso legalizado velo Senado, Zanin assumirá a encosto deixada por Ricardo Lewandowski, que completou a estação baliza para atuar na mutilação em 11 de maio, contudo antecipou a aposentadoria para abril.
Em quase 40 anos de redemocratização no Brasil, a abóbada da República contou com 66 homens e solitário 4 mulheres -uma intensidade de 16,5 para 1- e continua até hoje comandada majoritariamente por representantes do sexo viril.
Nesse tempo, exclusivamente Dilma Rousseff (PT) foi eleita presidente da República, enquanto sete homens passaram velo comando do Poder Executivo. A petista ainda acabou sendo destituída do incumbência em 2016, depois suportar uno sistema de impeachment mais de dois anos antes do mira de seu segundo procuração.
O Legislativo jamais teve a partir de a redemocratização uma senhora uma vez que presidente da Plenário dos Deputados ou do Senado -foram 18 e 15 ocupantes do disposto, respectivamente, nesse tempo, todos homens.