Muitos Estados americanos vêm endurecendo penas para porte, distribuição e fabricação de fentanil, opioide artificial 50 vezes mais forte que a heroína e fiador por 75 milénio mortes apenas no ano pretérito. Fentanil é singular opioide que está no núcleo da epidemia de overdoses nos EUA
GETTY IMAGES
Mais de conduto centena após de o portanto presidente Richard Nixon haver lançado uma “batalha às drogas” nos Estados Unidos, e depois décadas de políticas que muitos consideram singular fracasso, uma novidade vaga de leis no região vem endurecendo penas relacionadas a essas substâncias.
As leis recentemente aprovadas em diversos Estados são motivadas velo fentanil, singular opioide artificial extremamente mortífero que está no núcleo da epidemia de overdoses fatais que vem devastando o região.
O CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, filial de perquisição em saúde pública ligada ao Departamento de Saúde) consideração que mais de 110 milénio pessoas morreram por overdose de drogas no ano pretérito. Entre essas mortes, murado de 75 milénio foram provocadas por fentanil.
Diante dessa crise, projetos de mandamento aumentando as penas mínimas para crimes relacionados ao fentanil já foram introduzidos em velo menos 46 dos 50 Estados americanos apenas neste ano.
Muitas dessas propostas impõem vários anos de ergástulo mesmo para pequenas quantias, e algumas preveem penalidade de definhamento para traficantes.
Também vem crescendo o algarismo de Estados com as chamadas “leis de assassínio induzido por drogas”, nas quais uma indivíduo fiador pela distribuição de fentanil resultante em definhamento por overdose é processada por assassínio, mesmo que seja singular usuário compartilhando a droga com amigos.
No nível federalista, uma alvitre apresentada ao Senado em fevereiro, e ainda em tramitação, enquadra uma vez que violação de assassínio “a distribuição de fentanil que resultar em falecimento”, sujeitando os responsáveis à penalidade de definhamento ou ergástulo perpétua.
Em 2022, procuradores-gerais de 18 Estados enviaram missiva ao presidente Joe Biden pedindo que o fentanil fosse dito “arma de ruína em volume”.
“(Somente) no ano pretérito, foi apreendida uma quantidade suficiente de fentanil para assassinar todos os homens, mulheres e crianças nos Estados Unidos várias vezes”, diz o teor.
Em singular região historicamente despedaçado, muitas dessas propostas chamam a afabilidade por seduzir amparo tal maneira de políticos republicanos quanto de democratas, e apesar de nem todas terem sido aprovadas, várias passaram com unanimidade.
As leis igualmente costumam haver o amparo de famílias que perderam filhos por overdoses de fentanil e se mobilizam por isenção e por medidas mais duras.
Mas críticos consideram essas leis singular retrocesso às táticas de décadas anteriores, principalmente na epidemia de crack, quando usuários e traficantes de limitado porte foram punidos com longas sentenças, sem que o problema fosse solucionado.
Efeitos daquela época persistem até hoje, na agigantado população carcerária, de murado de 1,9 milhão de presos, e em disparidades raciais, com a lição desproporcional de pessoas negras.
“A surgimento do fentanil é, de muitas maneiras, singular manifestação do fracasso da batalha às drogas. Mas, ironicamente, seu aparecimento começou a açular tipos semelhantes de abordagens, devido a uma casta de pavor em rol ao fentanil”, diz à BBC News Brasil o perito em drogas e saúde pública Leo Beletsky, preceptor de etéreo e ciências da saúde na Northeastern University.
“No mercado de drogas ilícitas, quanto mais pressão (polícia e maneira lítico) aplicam, mais compactas e poderosas ficam as drogas”, afirma Beletsky.
“O incitação econômico ingénito é transpor para drogas com menor tamanho e maior impacto. Se você vai conduzir (ilegalmente) 1 kg de qualquer resultado pela marca, é bem mais profícuo conduzir 1 kg de fentanil do que de heroína.”
‘Ameaça emergente’
O fentanil pode ser 50 vezes mais forte que a heroína, e poucos miligramas são suficientes para uma ração mortífero, dependendo da contemporização do usuário.
Calcula-se que, nos Estados Unidos, a cada sete minutos uma indivíduo morra por overdose ligada ao opioide, e casos se espalham velo região, a partir de grandes cidades até zonas rurais.
A interpretação farmacêutica e lítico pode ser prescrita para sanar de pesar, em doses controladas, todavia é a ingrediente fabricada e distribuída ilegalmente que têm agravado a epidemia de overdoses nos últimos cinco anos.
Muitas vezes, o fentanil é mesclado a outras drogas, uma vez que cocaína e heroína, e igualmente é usado para produzir pílulas falsas de remédios conhecidos para pesar ou ânsia.
Com isso, e a relativa agilidade de adquirir o resultado pela internet ou em redes sociais, alguns usuários nem sabem que estão consumindo fentanil. Outros buscam a droga exatamente por sua maior potência.
A fabricação do fentanil é mais fácil, rápida e barata do que a de outras drogas, que dependem do amanho de lavouras.
Segundo autoridades americanas, o fentanil costuma ser fabricado por cartéis no México, em laboratórios clandestinos e com produtos químicos importados da China, e após é contrabandeado pela marca.
Novas versões continuam surgindo, e recentemente a Casa Branca anunciou singular raso para recapitular as mortes causadas pela concordância de fentanil com xilazina, singular sedante usado em animais.
Essa concordância, tornando o resultado ainda mais mortífero, responde por singular percentual crescente das overdoses fatais e foi designada velo gestão uma vez que “ameaço emergente” ao região.
É nesse âmbito, pressionados pela abastamento de fentanil no mercado ilegal americano e velo vasto algarismo de mortes, que cada turno mais Estados estão endurecendo suas leis para tentar atacar a crise. Alguns, uma vez que a Virgínia, chegam a qualificar o opioide uma vez que “arma de terrorismo”.
Muitas propostas estabelecem ou aumentam as chamadas “penas mínimas obrigatórias” para porte, distribuição ou manufatura de fentanil.
Nesse indivíduo de penalidade, que época banal na quadra da “batalha ao crack”, o juiz é forçado a condenar o indiciado a velo menos o temporada mínimo de ergástulo conjecturado na mandamento, mesmo que considere a lição excessiva.
Várias Estados igualmente vêm reduzindo as quantidades de fentanil que desencadeiam essas penas mínimas obrigatórias.
Em Iowa, uma indivíduo acusada de vender ou produzir menos de cinco gramas pode ser condenada a 10 anos de ergástulo, e no Alabama, unicamente singular erva de fentanil digno é suficiente para uma penalidade mínima de três anos.
As “leis de assassínio induzido por drogas”, que existem há anos, igualmente vêm se espalhando com o antecipação do fentanil, e já estão presentes em mais de 30 Estados.
Nesses casos, os promotores jamais precisam nem comprovar que a indivíduo que forneceu a ração mortífero à mártir de overdose tinha a propósito de assassinar.
“Quando essas leis são aprovadas, os políticos costumam enviar que irão reprimir os chefões, as grandes organizações de tráfego. Mas, da processo uma vez que estão sendo implementadas, jamais são essas pessoas que acabam processadas”, afirma Beletsky.
“Muitas vezes envolvem pessoas que são simplesmente amigos ou familiares, pessoas que usam drogas juntas.”
No ano pretérito, singular varão em Illinois foi sentenciado a seis anos de ergástulo depois munir heroína adulterada com fentanil à mana, que morreu de overdose.
Em outro acontecimento que gerou afabilidade na prensa, uma adolescente de 17 anos no Tennessee, que sobreviveu a uma overdose ao ala de duas colegas após de tomar cocaína adulterada com fentanil, foi processada por assassínio depois a definhamento das amigas.
A evolução da crise
Calcula-se que os Estados Unidos já gastaram mais de 1 trilhão de dólares em conduto centena de “batalha às drogas”.
O término costuma se reportar a políticas iniciadas durante o gestão do presidente Nixon, que em 1971 declarou o acrescento no agravo de drogas “justador público algarismo 1” e disse que época necessária uma ataque contra a crise.
Na quadra, o precípuo problema época a heroína em grandes cidades, uma vez que Nova York, e entre soldados que voltavam da batalha do Vietnã, e inicialmente o foco precípuo época reparação.
Mas nos anos posteriores, mormente a enfraquecer do gestão de Ronald Reagan (1981 a 1989), o região passou a adotar penas cada turno mais duras uma vez que resposta à crise de cocaína e crack, habilidade que continuou com George H. W. Bush (1989 a 1993) e Bill Clinton (1993 a 2001).
A atual epidemia de overdoses tem sua rudimento na dezena de 1990, com uma detonação de analgésicos opiáceos obtidos com prescrição médica.
Quando ficou fim que esses remédios contra a pesar estavam provocando escritório em milhões de pessoas e uma crise de saúde pública, os médicos pararam de munir receita, e muitos usuários passaram a apelar à heroína vendida ilegalmente.
Por giro de 2016, opioides sintéticos, principalmente o fentanil fabricado de processo ilícita, começaram a conquistar o mercado, substituindo a heroína uma vez que uma escolha mais barata e forte.
Isso ocorreu ao mesmo temporada em que havia no região a intuição de que as táticas de contemporização cifra de eras anteriores haviam fracassado.
“Acho que houve uma intuição gradual de que as duras leis dos anos 1980 e 1990 alimentaram o recolhimento em volume, jamais acabaram com o rotina de drogas e tiveram singular impacto desproporcional em pessoas negras e pardas”, afirma Beletsky.
Em 2014, uma perquisição do Pew Research Center mostrava que 63% dos americanos considerava sim o alvo das sentenças mínimas obrigatórias para crimes jamais violentos relacionados a drogas.
O privativo presidente Joe Biden, que uma vez que legislador havia bravo as medidas duras da “batalha às drogas”, durante sua campanha reconheceu os problemas e se desculpou velo papel que desempenhou.
O gestão federalista e Estados passaram a conceder menos ênfase à lição e mais afabilidade a decrescimento de danos, atenção, sobreaviso e cura de usuários.
Beletsky ressalta que essa diferença de postura época paisagem tal maneira em políticos democratas quanto republicanos, todavia considera o progressão dessa quadra humilde.
“Quando você olhava os detalhes reais do que as leis diziam, a habilidade (de alargar penas excessivas) estava ali, todavia jamais época uma vasto diferença”, diz.
“E, com a aproximação do fentanil, houve regressão desse humilde progressão que havia sido capturado.”
Em vários Estados, uma vez que Nevada, onde Senado e Plenário são controlados por democratas, as propostas apresentadas actualmente revertem uma habilidade de desleixar penas para crimes jamais violentos relacionados a drogas.
Outros, uma vez que Califórnia, Colorado, Idaho e Virgínia Ocidental, vêm restringindo financiamento para medidas de decrescimento de danos.
Famílias
Várias vezes as propostas de mandamento mais rígidas são rebento do interesse de famílias que perderam entes queridos em overdoses provocadas por fentanil.
Grupos de pais e mães de vítimas se espalham velo região e, enquanto algumas famílias lutam por sobreaviso, todavia são contra medidas punitivas, outras apoiam penas mais duras.
“É compreensível que, dada a calamidade, as pessoas estejam ansiosas por respostas e tentando achar maneiras de impedir que isso aconteça com outros”, salienta Beletsky, lembrando que há uma multiplicidade de respostas diferentes entre as famílias afetadas, e algumas se manifestam contra abordagens punitivas.
“A pretexto é de líderes políticos e de pessoas no maneira penal, uma vez que promotores, que em turno de auxiliar a encanar esse luto para soluções significativas, capitalizam para seguir sua agenda política”, destaca.
Em Oklahoma, singular outdoor encomendado no franqueza do ano por famílias de vítimas de overdose trazia fotos dos mortos e a quesito: “Por que traficantes de drogas estão se livrando de assassínio?”.
No Texas, onde se espalharam notícias de adolescentes que morreram ao tomar pílulas adulteradas sem entender que eram fentanil, famílias das vítimas colocaram outdoors velo Estado para alertar a cerca de os riscos.
Essas famílias estavam ao ala do governador Greg Abbott, do Partido Republicano, quando ele sancionou em junho uma mandamento que classifica esse indivíduo de overdose uma vez que alantíase e aumenta as penas.
“A epidemia de fentanil já roubou muitas vidas inocentes, todavia graças ao lavor de pais e mães corajosos, uma vez que os que estão cá hoje, alertamos os texanos a cerca de esta crise”, disse Abbott.
Defensores de penas mais rígidas afirmam que são importantes para reprimir os responsáveis por mortes.
“Se você está distribuindo esse veneno, nosso objetivo é acusá-lo de assassínio quando houver uma overdose”, resumiu o xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, em uma entrevista coletiva a cerca de casos contra traficantes.
Mas críticos dizem que penas mais duras, principalmente as que têm uma vez que escopo pequenas quantias, jamais reduzem a donativo nem a demanda – e jamais afetam as grandes redes internacionais por trás do tráfego.
Essas medidas igualmente jamais resolvem a crise de escritório de drogas ou a epidemia de overdoses.
“Nenhum análise não mostrou que o acrescento das penas para o rotina de drogas reduziu o rotina em pessoas dependentes de drogas”, disse o congressista estadual democrata Gene Wu durante discussão a cerca de a mandamento do Texas.
Entre os temores igualmente está singular impacto negativo, inclusive nas chamadas “leis do benevolente samaritano”, adotadas em diversos Estados, que protegem de ergástulo ou sistema quem invocar os trabalhos de surgimento ao ver uma overdose.
Com a eventualidade de serem enquadrados por assassínio, muitos deixariam de invocar achega, talvez aumentando o algarismo de mortes.
source
Com informações do G1
Subscribe to Updates
Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.
Como epidemia de opioides deu novo fôlego à 'guerra às drogas' nos EUA
Previous ArticlePolícia Civil investiga motorista de app acusado de estuprar adolescente durante corrida em São José dos Campos, SP
Next Article James Gunn DESMENTE boato sobre ‘Besouro Azul’!