Em março deste ano, a Amazon anunciou que encarraria o programa de assinaturas de jornais e revistas pelo Kindle . A medida tornou-se prática, enfim, no início deste mês de setembro, trazendo um impacto significativo para o setor.
A Amazon funcionava, até então, como uma espécie de mediadora entre o cliente leitor e as companhias editorias. A saída da empresa e o cancelamento do Kindle Periodicals fez com que muitas delas ficassem em situação complicada.
Além de perderem o suporte estrutural de uma empresa que já é conhecida e respeitada mundialmente, as companhias editoriais estão agora sem saber como contatar os assinantes finais.
Impacto
A medida entrou em vigor no último dia 4 de setembro. Todas as assinaturas vigentes pelo programa da Amazon foram canceladas, automaticamente.
Essa decisão impactou não só o funcionamento das publicações que antes participavam do Periodicals, mas também o programa de assinatura de e-books da Amazon, o Kindle Unlimited. Vamos explicar isso mais abaixo. Acompanhe!
Falências
A mediação da Amazon foi uma oportunidade interessante para jornais e revistas atingirem um público amplo. Com o fim do Periodicals, eles se deparam agora com a falta de assinantes.
Como o relacionamento com o cliente ocorria, inteiramente, por meio do programa da Amazon, os periódicos não conseguem, agora, saber ao certo quem eram os seus assinantes, tampouco como reencontrá-los.
Sem os clientes, pequenos negócios editoriais já começaram a decretar falência. Um dos exemplos é a Fantasy Magazine, que anunciou em agosto que a edição de outubro seria a última. Sem o auxílio do programa do Kindle, a publicação chegou a um ponto financeiro que é insustentável.
Kindle Unlimited
Alguns jornais e revistas, no entanto, tiveram uma sorte maior. Isso, porque eles foram selecionados e convidados pela Amazon para fazer parte do programa Kindle Unlimited, por meio do qual as pessoas pagam uma taxa mensal para acessar livros e outros tipos de publicação.
A Amazon não deixou claro quais foram os critérios adotados para escolher. O que se sabe é que algumas publicações foram procuradas e informadas logo após o anúncio de fim do Periodicals.
source
Com informações do R7