Investigadores chegaram ao criminoso utilizando as imagens do sistema de videomonitoramento de câmeras de segurança da cidade cedidas pela Prefeitura.
Antes mesmo de ser inaugurado, o Centro de Segurança e Inteligência (C.S.I.) da Prefeitura da Estância Turística de Paraibuna tem auxiliado a Polícia Civil e a Polícia Militar na identificação de pessoas suspeitas de cometerem crimes, como roubos e furtos, e de outros tipos de infrações na cidade.
De acordo com informações do investigador da Polícia Civil de Paraibuna, Diego Araújo “China”, na última quarta-feira (13), por volta das 16:45hs, um indivíduo, portando arma branca (faca), mediante grave ameaça, efetuou roubo a uma loja de roupas na área central da cidade. No dia seguinte (14), a vítima compareceu à delegacia para elaboração do boletim de ocorrência e a Polícia Civil passou a investigar o caso.
Segundo Diego, a Polícia iniciou as investigações efetuando análise das imagens do sistema de monitoramento de Paraibuna. Após trabalho de campo e diligências, a equipe conseguiu identificar, localizar e conduzir o autor do delito para Unidade Policial, onde confessou a prática do crime e foram tomadas as demais providências de Polícia Judiciária.
“As imagens das câmeras não chegaram a pegar o rosto dele, mas ajudaram muito para analisarmos a maneira de andar, porte físico, entre outras características. Como o autor tem passagem pela polícia foi mais rápido chegarmos até ele que foi conduzido à delegacia, confessando o crime”, revelou.
O prefeito da Estância Turística de Paraibuna, Victor Miranda, elogiou o trabalho dos policiais envolvidos na operação e a importância do uso das imagens do C.S.I. no auxílio aos investigadores. “Agradeço à Polícia Civil pelo trabalho que realiza na cidade, em nome do Dr. Rafael (delegado) do Diego China (investigador), parabenizo toda a corporação da Polícia Civil e da Polícia Militar pelas ações em prol à segurança pública do nosso município. A Gestão Municipal reconhece e agradece o empenho dos policiais na solução dos casos. Fico feliz que as câmeras da cidade estejam servindo de instrumento de apoio nessas investigações, contribuindo por uma Paraibuna cada vez mais segura para todos”.
Ainda de acordo com o Chefe do Executivo, ele destacou. “Apesar de não termos inaugurado ainda o C.S.I., as câmeras de monitoramento têm arquivado imagens para serem disponibilizadas a Polícia Civil sempre que necessário, inclusive elas já ajudaram a polícia a desvendar outros crimes. As câmeras vão funcionar muito melhor quando inaugurarmos a central de videomonitoramento do município. Já estamos licitando a contratação de empresa especializada na parte operacional do nosso C.S.I, que contará com cerca de 80 câmeras de segurança instaladas por toda a cidade para maior proteção das pessoas, fazendo um cinturão eletrônico com monitoramento de operadores 24 horas por dia em tempo real”, conclui.