Tendo como alvo o poder público, instituições de ensino, pequenos empreendedores e empreendedores potenciais, o Sebrae/CE e o Instituto Iracema Digital assinaram convênio de cooperação técnica para execução do Projeto de Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação do Estado.
A iniciativa objetiva estabelecer uma relação de rede entre desenvolvimento e conhecimento, facilitar processos de aprendizagem interdisciplinares e coletivos nas organizações, atuar de forma transparente para estimular o fluxo de conhecimento de dentro para fora do ecossistema e acelerar o processo com um tipo de inovação mais aberta.
Ao todo, 750 negócios serão envolvidos em cinco territórios do Estado, tendo como sedes as cidades de Fortaleza, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas e Sobral, com a realização de oficinas, consultorias, disseminação de informações, fóruns e capacitações.
CONSELHO
Para alcançar essa capilaridade, serão criados um Conselho dos Atores do Ecossistema do Estado e conselhos regionais nos territórios de atuação. “Toda essa estrutura vai nos ajudar a identificar e entender quem acelera, quem monitora, como funciona e quem realmente faz inovação”, explica o articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Herbart Melo.
Para o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, o foco da iniciativa terá benefícios amplos e palpáveis. “A ideia é fazer com que as 640 mil empresas existentes no Ceará possam ir se atualizando e se aproximando dos benefícios que a Inovação pode trazer, entrando no eixo de atuação em que as startups podem proporcionar, em termos de avanços tecnológicos, maior produtividade e melhor desempenho nesse mercado globalizado e em permanente evolução em que vivemos”, prevê.
RESULTADOS
Dentre os resultados esperados até dezembro deste ano estão a construção de planos de trabalho junto aos referidos territórios, promoção de cursos de negócios com games, realização de seminários disponibilizando instrumentos necessários à Inovação de cada território e a concretização de parcerias institucionais favorecendo as comunidades inovadoras.
–
source
Com informações do SEBRAE