Vereador Ni PDT pede velorios 24hComo, hoje, os velórios na cidade têm sido realizados exclusivamente durante o dia, ou seja, das 8h às 17h, e com duração máxima de até 3h, o vereador Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ni, resolveu solicitar para o setor competente da municipalidade estudos para que seja ampliado o tempo de permanência dos velórios e, ao mesmo tempo, que voltem a ser feitos no período noturno. A sugestão foi apresentada na sessão ordinária, na terça-feira, dia 10.

Segundo Ni (foto), essas possíveis mudanças no funcionamento de velórios, objetiva aumentar o número de pessoas que querem se despedir de seus familiares e amigos falecidos. Além disso, as alterações também contribuem para permitir que parentes da pessoa morta e morem em outras cidades possam acompanhar o velório, o que, no momento, não tem sido viável por falta de tempo hábil, conforme a duração estabelecida pelo Executivo no decreto nº 6.449, de 20 de setembro de 2021.

Além de possibilitar o comparecimento de familiares a funerais, a indicação feita pelo vereador Ni também acaba beneficiando pessoas conhecidas do falecido que não conseguem ir pelo fato do serviço ser efetuado apenas durante o dia, ou seja, justamente, no horário que estão trabalhando e, portanto, impossibilitados de participar da despedida e, por consequência, sem prestar apoio e solidariedade à família enlutada. Por isso, o parlamentar acredita que o seu pedido será atendido em breve.

O vereador acrescentou ainda que as restrições contidas no ato do Poder Executivo mencionado acima perderam a sua eficácia felizmente com o fim da emergência sanitária da pandemia da covid-19, oficializada pelo Ministério da Saúde brasileiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado. “Agora, graças a Deus, não faz mais sentido a Prefeitura da cidade continuar limitando o horário de velórios”, concluiu Ni.

Por Pedro Ferreira, em 11/10/2023.

source
Com informações da Suzano TV

Anúncios

Deixe uma resposta