A programação do dia contou com uma roda de conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com Albert Andreone, orientações sobre todas as doenças propensas à população negra, atividades relacionadas à Saúde da Mulher, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e orientações em geral. Também serão oferecidos gratuitamente serviços como aferimento de pressão e teste de glicemia, além da aula aberta de samba-rock e da oficina de tranças.
A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais, Alessandra Laurindo, explica que o evento cumpriu seu propósito. “Foi bem informativo, a população compareceu e pôde se inteirar sobre as doenças propensas, fazer exames e principalmente assistir palestra sobre doenças as ISTs. Atingimos mais um ano nosso objetivo”, comentou.
A data de 27 de outubro foi escolhida pelas organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde para lembrar que apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais. Para celebrar a data, uma série de atividades acontece em todo o Brasil com o propósito de informar a população negra sobre os seus direitos e ampliar o debate com os gestores, profissionais de saúde e a população em geral sobre o racismo e suas relações com a saúde.
Em Araraquara, o evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e da Participação Popular, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o Núcleo da Saúde da População Negra e de Terreiros “Nair Claudino” e com a Associação Jardim América Futebol e Socialização, e contou com o apoio da Rede Temática de Serviços Farmacêuticos, através do Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara.
Novembro Negro em Araraquara
Com o tema “Até onde vai o seu racismo?”, a programação do “Novembro Negro” em Araraquara vai até o dia 2 de dezembro com uma ampla agenda de atividades que envolve ainda apresentações musicais e artísticas, exposições, inauguração do Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas, exibições comentadas de documentários, comemoração do Dia da Umbanda, atividades de letramento racial, Ciclo de Formação Aquilombamento Aqualtune, Prêmio Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal e a Marcha da Consciência Negra.
O Novembro Negro em Araraquara também terá três dias de shows no Cear, com entrada gratuita para o público e atrações imperdíveis como Teresa Cristina, Rincon Sapiência, Mariene Castro e Seu Jorge. Confira abaixo a programação completa:
source
Com informações da Prefeitura de Araraquara