O festival antirracista começou normalmente às 10h neste domingo (19). A recomendação é acompanhar as redes e site da Expo para eventuais mudanças de agenda, em função de orientação da Defesa Civil sobre o risco de tempestade em São Paulo.
O evento, que se iniciou neste sábado (18), celebra os 20 anos da Lei 10.639/03, que incentiva o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, além de debater sua aplicação. Com o lema “Uma lei, muitas lutas”, a Expo oferece palestras, debates, feira de afroempreendedores, oficinas culturais e shows com grandes nomes do cenário musical.
As palestras estão sendo realizadas no auditório da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência. A Expo ocupa todo o Memorial da América Latina. Do outro lado da passarela, perto do palco principal, mais de 180 expositores participam da feira.
A cada dia, quatro painéis de debate sobre temas relacionados à luta antirrascista são apresentados ao público. Além disso, há mais de 15 atrações musicais e diversas atividades à disposição da população. As palestras têm transmissão no YouTube do Farol Antirracista.
A Expo vai até terça-feira (21), com entrada gratuita. Para participar, precisa se inscrever no site https://farolantirracista.sp.gov.br/
Sábado
O primeiro dia de atividades da Expo recebeu um público de cerca de 4 mil pessoas, que aproveitaram as atividades até as 16h. Foram debates sobre educação, religiões africanas, movimento negro e carnaval. A banda BaianaSystem encerrou as atrações, que teve sua programação alterada por causa do alerta da Defesa Civil sobre o risco de tempestades.
O primeiro painel de debate, por exemplo, abordou o tema-chave da Expo: “20 anos da lei 10.639/03: reflexões, impactos e desafios”. A legislação tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas, o que posteriormente foi ampliado para contemplar a temática indígena. Participaram da conversa as professoras Helena Theodoro e Jussara Santos e o escritor Basa Ilele Ngone.
Adiamentos
Os shows deste sábado (18) marcados para o fim do dia na III Expo Internacional Dia da Consciência Negra foram transferidos. A mudança aconteceu por recomendação da Defesa Civil do Estado de São Paulo para antecipação do encerramento do evento.
A apresentação do grupo Fat Family mudou para as 15h de segunda-feira (20) e a do Pagode da 27 será às 15h de terça (21). As alterações estão sendo divulgadas pelas redes sociais do Farol São Paulo Antirracista (@consciencianegrasp).
A Expo é uma iniciativa da política pública da Prefeitura de São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, conduzida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) em parceria com a Secretaria de Educação (SME).
Serviço
Quando: até terça-feira (21), das 10h às 22h a depender de novas informações da Defesa Civil do Estado
Onde: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo.
Entrada livre mediante cadastro; menores só acompanhados
SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: [email protected]
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
source
Com informações da Prefeitura de São Paulo