No momento mais esperado do dia, a cantora Liniker subiu ao palco principal e arrebatou o público com sua potência e muitos hits. “Que privilégio estar aqui com vocês nessa noite, nosso mês não é só novembro, são todos os meses. Esse espaço é nosso, essa festa é nossa, e não vai ter apagamento que evite a gente de celebrar. Celebrar nossa potência, celebrar nossa história, celebrar a gente”, disse a cantora à plateia, que já tinha curtido a apresentação de Carlinhos Brown e os Filhos da Bahia.
Também esteve no palco principal, no começo da tarde, o grupo Pedindo Bis, que trouxe ainda o Art Popular como convidado. Aberta na noite de sexta-feira (17), com a participação do prefeito Ricardo Nunes, a Expo Internacional Dia da Consciência Negra é um dos braços da política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, uma iniciativa da Prefeitura.
A programação gratuita segue até esta terça-feira (21). “Vocês não imaginam como é importante ter um festival antirracista como este, onde podemos curtir a nossa negritude em suas mais diferentes formas”, afirmou a coordenadora da Expo e gerente do Farol, Elaine Gomes. “É muito legal também ver pessoas brancas, indígenas, migrantes. A Expo acolhe quem quiser chegar e promove a igualdade racial em cada detalhe.”
Palestras e debates
Os debates do segundo dia da Expo discutiram o papel dos educadores para o fim do racismo estrutural, o que une os povos originários brasileiros com o povo que veio da África, o papel da oralidade e da literatura preta, e a união entre ancestralidade, raça e capitalismo na produção cultural carnavalesca.
A ex-ministra da Justiça da França e ex-deputada representante da Guiana Francesa, Christiane Taubira, foi um dos principais destaques internacionais da programação deste ano. Ela participou do painel de abertura, que falou sobre o movimento negro como agente educador.
Atividades multiculturais
Além dos debates, a Expo inclui uma intensa agenda cultural gratuita, com shows de grandes nomes da música, dança e teatro, Espaço Erê (atividades voltadas para crianças), feira de afroempreendedores e praça de alimentação.
As palestras ocorrem no auditório da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência e têm transmissão online no canal do Farol Antirracista no YouTube e no Portal Áfricas. Já a curadoria das palestras é do Instituto Tebas e do sociólogo e sambista Tadeu Kaçula.
O acesso ao Memorial da América Latina é livre, mediante cadastro no site do evento ou no local, respeitada a lotação máxima de cada espaço e atividade.
A III Expo Internacional Dia da Consciência Negra é gratuita, mas, para garantir o acesso, é indispensável o cadastro no site. A inscrição é única: uma vez cadastrada, a entrada fica liberada para participação em todos os dias do evento e atrações, desde que respeitada a lotação e a classificação etária indicativa; menores precisam estar acompanhados de um adulto para entrar.
Serviço:
Quando: até terça-feira (21), das 10h às 22h
Onde: Memorial da América Latina, Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo.
Para cadastro e programação completa acesse: https://farolantirracista.sp.gov.br/
SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: [email protected]
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
source
Com informações da Prefeitura de São Paulo