O arrastão realizado após a primeira apresentação da banda mexicana Rebelde em São Paulo, no último domingo (12), gerou medo e insegurança para fãs que estão com ingressos comprados para os shows desta quinta-feira (15), sexta (16), sábado (17) e domingo (18), no Allianz Parque.
Apesar de casos de violência deste tipo serem recorrentes na capital paulista, há algumas formas de se precaver contra os roubos em massa, cometidos por criminosos que se aproveitam de situações em que há aglomerações de pessoas.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Manter-se atento aos arredores, estar ciente das saídas e pontos de segurança do local do evento e evitar transitar sozinho em regiões menos movimentadas são algumas das dicas dadas pela delegada e diretora da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia) do Brasil, Raquel Gallinati.
Além disso, a especialista ressalta a importância de estar acompanhado para ir aos shows e traçar planos de segurança, com algumas opções de ações em caso de emergência.
“Estabeleça um ponto de encontro para o grupo antes e depois do show. Utilize meios de transporte confiáveis e, se possível, compartilhe a localização com os amigos. Evite ostentar objetos de valor, como joias chamativas. Leve somente o necessário e mantenha pertences importantes em locais seguros”, ela aconselha.
A delegada também frisa a importância de estar sempre atento às movimentações, principalmente quando há uma aglomeração intensa. “Se sentir qualquer ameaça, não hesite em procurar a presença de seguranças do evento”.
‘Não enrole para ir embora’
A equipe de reportagem também conversou com fãs que estavam nas imediações do estádio do Morumbi durante o arrastão de domingo.
Giovanna Rebelo, de 22 anos, e Bruno Fernando, de 26, não se conhecem, mas tiveram a mesma reação ao perceber a movimentação que ocorreu na região após a primeira pessoa ser roubada: correr e tentar se esconder.
Confira as dicas dadas por quem vivenciou o arrastão:
• Tente sair o mais rápido do estádio e não enrole para ir embora
• Deixe o celular muito bem escondido e, se precisar mandar mensagem, use-o dentro de algum estabelecimento
• Tente não passar por vias sem iluminação
• Fique próximo de onde há policiamento
• Leve um pouco de dinheiro contado ou apenas um cartão de crédito com limite ajustado nas mãos caso queira se alimentar em barracas do comércio ambulante.
Procurada pelo R7, a SSP afirmou que o policiamento no entorno dos estádios Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) e Allianz Parque (Palmeiras) foi reforçado, “seguindo o protocolo da Polícia Militar para eventos de grande porte que acontecem na cidade”.
“As equipes da Força Tática, Rocam, Rota e CAEP atuaram no policiamento ostensivo e reforçarão o policiamento nos próximos shows”, pontuou a pasta.
Mulher é presa sob suspeita de guardar fuzis para o PCC
source
Com informações do R7