Alunos de Etec recriam tabela periódica com arte inspirada em Vincent van Gogh

0




Estudantes usaram imagens dos quadros ‘Noite Estrelada’ e ‘Os Girassóis’ no desafio sugerido pelos professores de Química e Arte



Projeto busca chamar atenção dos alunos e auxiliar nos estudos

Mesclando Arte com Química, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Gustavo Teixeira, de São Pedro, na região de Campinas, recriaram a tabela periódica com imagens dos quadros Noite Estrelada e Os Girassóis, do pintor holandês Vincent van Gogh (1853–1890).

A proposta surgiu de uma parceria entre os docentes Fátima Rodrigues dos Santos, professora de Arte, e Renan Vilela Bertolin, professor de Química. “Durante nossa reunião de planejamento, tivemos a ideia de criar uma tabela periódica que fosse bonita e que chamasse a atenção dos alunos, auxiliando nos estudos”, comenta Bertolin.

O docente conta que o entusiasmo com o projeto foi unânime. O desafio foi proposto aos alunos do Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharia e Ensino Médio com habilitação profissional em Marketing. “Os estudantes ficaram empolgados com a possibilidade de representar uma obra de arte e os elementos”, disse.

Ao todo, foram necessárias 20 aulas para a organização, planejamento e criação da tabela. Noite Estrelada foi escolhida para ser o fundo do maior número de elementos, e Os Girassóis, para hidrogênio, gases nobres, lantanídeos e actinídeos.

“Foi possível trabalhar tanto a arte como a química em seu contexto histórico e estético, pois essas duas áreas possuem linguagem e elementos próprios. Os alunos puderam, por meio do lúdico, desenvolver conhecimentos e habilidades nas duas áreas, num processo rico e leve ao mesmo tempo”, diz.

A tabela periódica criada pelos alunos está exposta no Laboratório de Ciências da Etec.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

source
Com informações do Governo de São Paulo

Anúncios

Deixe uma resposta