AÇÕES NAS UNIDADES DE SAÚDE MARCAM A CAMPANHA JANEIRO BRANCO EM SANTA ISABEL

0

Santa Isabel realiza em suas unidades de saúde, ações inerentes ao Janeiro Branco, mês alusivo à campanha que visa prevenir o adoecimento mental da população. As abordagens ocorrem a partir da conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde da mente e das emoções. Todas as unidades de saúde aderiram às ações.

A iniciativa da Prefeitura de Santa Isabel, ocorre por meio da Secretaria Municipal de Saúde e engloba diversas ações, durante todo o mês, que irão abordar o tema mais profundamente com os usuários do SUS. Tanto as unidades de saúde, como o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), têm realizado grupos educativos, além de murais informativos sobre o tema.

Nos postos de saúde, a conscientização é focada nos pacientes que estão em sala de espera. Enquanto aguardam o atendimento médico, a equipe de enfermagem realiza uma palestra de conscientização cuidados com as emoções para prevenir o adoecimento mental, dentre outros assuntos relacionados ao tema.

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde ressalta que, no caso de pacientes com transtornos mentais, eles são atendidos junto ao CAPS, onde é ofertado o atendimento com psicólogos, psiquiatras, além de a disponibilização de oficinas, entre outras atividades, que envolvem uma equipe multidisciplinar.

O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, afirma que as ações de conscientização não buscam apenas promover a saúde mental e emocional, mas também combater o estigma e os preconceitos relacionados à saúde mental:

“As campanhas mostram a importância do cuidado com a saúde mental, incentivando as pessoas a buscarem ajuda profissional, a falarem sobre seus sentimentos e a se apoiarem. A conscientização ajuda a quebrar o silêncio em torno das questões de saúde mental e contribui para um ambiente mais acolhedor”.





source
Com informações da Prefeitura de Santa Isabel

Anúncios

Deixe uma resposta