Home Alto Tietê Suzano Atividades do Centro de Iniciação ao Esporte começam nesta segunda-feira

Atividades do Centro de Iniciação ao Esporte começam nesta segunda-feira

0

Cerca de 90 crianças da Associação Desportiva (AD) Suzano estreiam a nova estrutura com a escolinha de futsal destinada a alunos de 7 a 10 anos

A Prefeitura de Suzano inaugurou na manhã deste sábado (24/02), com solenidade e homenagens, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Professor David Ramos Trinca, no bairro Jardim Santa Inês, que abre caminho para que milhares de crianças possam ter uma nova referência para a prática esportiva na cidade. Já na segunda-feira (26/02), alunos da Associação Desportiva (AD) Suzano estreiam a nova estrutura com a escolinha de futsal destinada a alunos de 7 a 10 anos. Somente na primeira semana de atividades, cerca de 90 crianças deverão desfrutar do novo ginásio.

Em poucos meses, a expectativa da prefeitura é alcançar mais de 2,5 mil alunos mensalmente, com as escolinhas das diferentes modalidades que serão ofertadas tanto no interior do complexo, incluindo handebol, vôlei, basquete e futsal, como na parte externa, na “Área de Atletismo Marco Aurelio Trinca”. Assim que todas as atividades estiverem sendo desenvolvidas, o espaço poderá abrigar até 500 crianças simultaneamente. As inscrições para as escolinhas serão disponibilizadas assim que forem definidas as associações que ficarão responsáveis pela oferta de cada modalidade. Ao longo do mês de março, o cronograma de atividades deverá ser finalizado, com os horários e as categorias.

Durante a solenidade que marcou a abertura do equipamento, que conta com 7 mil metros quadrados (m²) de área construída, foi organizado pela prefeitura um tributo aos familiares de David Ramos Trinca e Marco Aurelio Trinca, que dão nome às instalações do complexo. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho, destacou que, durante 67 anos, Suzano dispunha de apenas de dois ginásios e que desde 2017 a cidade passou a contar com mais dois: Arena Suzano e agora o CIE do Jardim Santa Inês. “É uma satisfação muito grande ver um equipamento como esse ser entregue à população. Uma oportunidade para as pessoas da região norte, com aulas de futsal, handebol, basquete, vôlei, atletismo, judô, etc. Um lugar para aprender, treinar, descarregar as energias, que vai abrir as portas a milhares de crianças, adolescentes e adultos. Ainda mais com uma homenagem tão merecida a dois homens que se dedicaram tanto ao esporte, especialmente ao judô, como o senhor David e o Marco Aurelio Trinca, que representaram muito bem Suzano mundo afora”, destacou.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, o CIE do Jardim Santa Inês é uma obra de muita relevância que vai permitir a adesão de muitos munícipes ao esporte e à saúde. “Minha família sempre esteve muito ligada com a família Trinca, o que torna, para mim, ainda mais especial testemunhar o reconhecimento a dois esportistas que amavam Suzano e o judô. O CIE vai ao encontro da importância de tantas outras obras que vêm sendo entregues nos últimos anos na cidade. A Saúde está muito ligada ao Esporte, por isso estamos sempre caminhando juntos, atuando na prevenção. Uma grande parceria, e o CIE é prova disso. Onde há Esporte há Saúde”, comentou.

Para garantir as condições ideais para a formação nas mais variadas atividades esportivas, a estrutura ainda contará com salas de apoio, incluindo setores administrativos, dos professores, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitários, totalmente acessíveis. Além das instalações visando ao aperfeiçoamento da prática esportiva, o CIE Santa Inês terá capacidade para receber centenas de torcedores nas arquibancadas.

O empreendimento foi viabilizado com apoio do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado, e do deputado federal Marcio Alvino. Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), foram investidos R$ 3,8 milhões com recursos federais, que foram complementados com R$ 358,1 mil de contrapartida da administração municipal. As obras estruturais ficaram sob a responsabilidade da empresa Shop Signs Obras e Serviços Ltda. e envolveram troca de solo, fundação, alvenaria e reservatório d’água, colocação da estrutura de metal e implantação da cobertura, pinturas e ajustes no sistema hidráulico.

Marcelo Trinca, filho e irmão dos homenageados, bastante emocionado, afirmou que a inauguração do CIE é um momento muito importante para a sua família e para Suzano. “Falar do meu pai e do meu irmão é uma grande responsabilidade. Principalmente porque muitos amigos e pessoas que foram alunos de judô fizeram questão de prestigiar a solenidade junto com a minha família. Esse novo complexo fora do centro era um grande sonho deles, de levar esporte a todos os lugares. Ainda mais um grande equipamento que irá proporcionar inclusão social, educação, esporte e saúde. Que vai tirar crianças e adolescentes da rua e formar atletas e cidadãos. Que a população cuide com muito carinho do CIE”, disse.

Ao lado dos filhos Marco Aurelio e Yasmin, a viúva de Marco Aurelio Trinca, Célia Mantoan Trinca, lembrou que o marido e o sogro eram pessoas íntegras, que não mediam esforços para desenvolver o esporte. “Convivi 40 anos no tatame, sempre ao lado e apoiando o Marco, com quem formei minha família, meus filhos. A prefeitura está realizando o sonho dos dois de levar esporte para quem mais precisa. Porque o esporte salva vidas e é o que o CIE, sem dúvida, irá oferecer a tanta gente dessa região”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente da Alesp destacou a honra que sentiu por estar participando da solenidade. “É um momento muito simbólico. O prefeito (Rodrigo Ashiuchi) e toda sua equipe estão tirando mais uma obra importante da região norte do papel. Esse equipamento vai proporcionar um espaço adequado, uma área de lazer que vai atender mais de 2,5 mil pessoas. Uma obra que veio para fazer a diferença, porque este é um local de encontro de pessoas que vão compartilhar atividades saudáveis. As crianças vão conseguir, por meio do esporte, melhorar a saúde e ter qualidade de vida”, destacou André do Prado.

Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi lembrou outras obras realizadas na região norte, destacando os avanços que os bairros da região do Jardim Santa Inês receberam ao longo dos últimos sete anos. “Hoje é um dia muito especial. Fizemos uma grande transformação nesta região, como o Trevo do Dona Benta, a estrada do Portão do Honda, a avenida Francisco Marengo, a iluminação pública, pavimentação nos bairros, entregas de escolas, reformas de UBSs e o Parque da Pirâmide. Essa gestão foi a que mais fez pelas áreas periféricas da cidade. Hoje atendemos mais de 22 mil pessoas com o esporte, desde crianças e jovens até o público da melhor idade. Com tudo isso, teremos um grande avanço para tornar nossa sociedade cada vez melhor. Tenho certeza que o Marco Aurelio e o Rodrigo estão muito felizes com o que estão vendo. Esse espaço é uma grande vitória da nossa gestão e para as pessoas desta região da cidade”, salientou.

Presenças

Também participaram da cerimônia os secretários municipais Afrânio Evaristo (Segurança Cidadã), Alex Santos (Governo), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Cintia Lira (Administração), André Loducca (Desenvolvimento Econômico), Leandro Bassini (Educação), Marcia Belarmino (Cultura), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos) e Marcelo Prado (Controladoria Geral). Presentes ainda o secretário interino de Assuntos Jurídicos, José Serafim da Silva Júnior, e o responsável pelo Trânsito da cidade, Claudinei Galo.

Pela Câmara de Suzano também participaram os vereadores Artur Takayama; Jaime Siunte; Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; Denis Claudio da Silva; Leandro Alves de Faria, o Leandrinho; Marcos Antônio dos Santos, o Maizena; Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; Gerice Rego Lione; Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; e Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei.

Homenageados

David Ramos Trinca nasceu em Suzano, em abril de 1939, e desde a infância sempre foi um grande adepto dos esportes e incentivador das modalidades, principalmente do judô, ao qual dedicou grande parte de sua vida a aprender e, acima de tudo, a ensinar.

A paixão pelo esporte despertou após concluir os estudos e passar a jogar futebol no Guarani, Palmeirinha, Corinthinha e Suzaninho, sempre com a camisa número 2.

Aos 13 anos começou a trabalhar na vidraria Sóvis, e com 16 foi para a Tecelagem de Seda Maluf, formando-se mais tarde em técnico têxtil. Simultaneamente, também iniciava os primeiros passos da sua brilhante carreira como judoca, com os treinos na Academia Terazaki.

Casou-se em 1961 com Neuza de Godoi Trinca e teve três filhos: Lana, Marco e Marcelo. Já em 1964, conquistou a graduação de faixa preta 1º grau. Com muita dedicação e disciplina, ao longo dos anos, foi alcançando novos níveis dentro da modalidade, que o levaram a ser convidado pelo sensei Terazaki a auxiliá-lo nas aulas de judô, e em pouco tempo conquistou o posto de professor titular na academia.

Como competidor obteve diversos títulos, tanto em torneios estaduais quanto nacionais. No ano de 1970 deu início à carreira de técnico de judô da cidade e manteve-se atuante até seus últimos dias, passando com dedicação todo seu conhecimento aos seus discípulos. Em sua carreira como técnico também pôde colecionar títulos estadual, nacional, sul-americano, pan-americano e mundial e até contribuir com participação de atletas nas Olimpíadas.

Em 1977, tornou-se funcionário público, acumulando outras funções além do judô, como a presidência da Comissão Municipal de Esportes e da Liga Municipal de Futebol. E seguiu sempre ressaltando o trabalho desenvolvido em prol do fortalecimento do judô e do esporte em geral até 2014, ano em que faleceu.

Marco Aurelio

Filho de David Ramos Trinca e Neusa de Godoi Trinca, Marco Aurelio Trinca nasceu em 1965, em Suzano, e herdou a paixão pelo judô do seu pai, iniciando a prática da modalidade aos 5 anos, na Academia Terazaki.

Engenheiro civil e químico por formação, Marco Aurelio encontrou no esporte sua verdadeira vocação. Sob orientação do seu pai, passou a se dedicar ao judô, tendo alcançado o 5º grau da faixa preta e participando de diversas competições como atleta e também como técnico, inclusive nos Jogos Regionais e Abertos.

Como judoca tem inúmeros títulos nas categorias de base e principal, viajando o mundo, honrando o esporte e defendendo sua cidade natal. Foi tricampeão mundial veterano, duas vezes vice-campeão mundial e conquistou dois títulos no Pan-Americano, além de colecionar medalhas nos campeonatos Paulista e Brasileiro.

Casou-se em 1992 com Célia Mantoan Trinca, com quem teve dois filhos: Marco Aurelio Mantoan Trinca e Yasmin Mantoan Trinca. Também era conhecido por ser um pai e amigo afetuoso e muito admirado por todos.

Após seu falecimento, em 2018, foi homenageado pela Federação Paulista de Judô, recebendo graduação Sensei Kodansha 6º grau, e deixando um importante legado de valorização da modalidade.

Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Luana Bergamini/Secop Suzano

NO COMMENTS

Deixe uma resposta

Sair da versão mobile