Carnaval 2024: Reunião define esquema de segurança para os desfiles de blocos carnavalescos na cidade

0
33
O Carnaval em Cubatão começa já neste domingo (4), com desfile dos blocos carnavalescos no Conjunto Rubens Lara e no Jardim Nova República. O “Banho da Dona Dora”, no Rubens Lara, vai reunir os foliões entre a Praça Principal e a Rua Rivaldo Alves Feitosa. No Jardim Nova República (Bolsão 8), a festa será na Praça da Quadra na Rua Alaíde Soares de Souza Chaves – Praça da quadra. As apresentações são das 14 às 20 horas (confira a programação completa abaixo).

Por conta do início da programação ocorreu na tarde desta quinta (1º), reunião envolvendo os representantes dos blocos carnavalescos que vão agitar a cidade até dia 18 de fevereiro. O encontro foi  na sede da Secretaria de Cultura de Cubatão, na Estação das Artes, pasta que realiza os desfiles. Participaram representantes da Secult, dos 16 blocos de Carnaval que irão se apresentar, comandos da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. O motivo foi acertar os últimos detalhes dos festejos, com orientações gerais de segurança, postura, organização, cumprimentos de horários e compromisso dos responsáveis por cada um dos blocos.

Zeca Rodrigues, secretário de Cultura,  conduziu a reunião relembrando as datas e locais dos desfiles. Também serviu como oportunidade para que cada representante esclarecesse eventuais dúvidas a respeito dos eventos. A Secult comunicou que é primordial que o titular ou suplente de cada bloco carnavalesco esteja no local da festa, palco ou carro elétrico no início e fim das atividades, e reforçou a necessidade de se cumprir os horários para começar e terminar os desfiles. A Secretaria de Cultura informa que um dia antes do evento, a Companhia Municipal de Trânsito (CMT), irá isolar, com cavaletes, os locais reservados aos desfiles. “Espero que, como nos anos anteriores, as comemorações do Carnaval em Cubatão sejam um sucesso. A festa é do povo”, afirmou o secretário Zeca Rodrigues.

De acordo com Capitão Matos, comandante da Polícia Militar em Cubatão, a ronda ostensiva da PM estará em todos os desfiles, realizando rondas e monitorando a movimentação. “É importante que cada representante de bloco oriente a comunidade para que cumpram as regras, respeitando as pessoas e especialmente os horários”, recomendou o Capitão.

O Comando da GCM de Cubatão também reforçou o comportamento responsável dos participantes. “Estaremos desde as primeiras horas dando retaguarda para que haja uma boa festa, que seja de muita alegria. Antes mesmo do agito começar, a Guarda estará em cada local, dando suporte e orientando a população e os foliões”, reforçou Junior Lopes, comando da GCM.

Estrutura do Carnaval – Realizado pela Prefeitura de Cubatão via Secretaria de Cultura, o Carnaval 2024 em Cubatão ocorre em diferentes bairros da cidade. Além do desfile de blocos, os locais contarão com equipes de Saúde para atendimentos emergenciais, banheiros químicos e estrutura de isolamento da área evitando a passagem de veículos.

 

Confira abaixo a programação completa dos blocos:

 

source
Com informações da Prefeitura de Cubatão

Obrigado por comentar. Você é demaisS2