Carnaval movimenta pequenos negócios do município de Vigia

0
18

O Carnaval do município de Vigia de Nazaré, no nordeste paraense, é um dos mais tradicionais do Estado. Com blocos irreverentes, a folia na cidade atrai turistas de várias localidades do Pará e de outros estados brasileiros. Com mais pessoas na cidade, muita gente sai ganhando. É o caso de empreendedores de pequenos negócios.

Na Pizzaria do Fabio, que é referência na região por oferecer sabores regionais, o impacto no faturamento é positivo. “Há um aumento de cerca de 30% nas vendas”, explica a sócia proprietária e gestora administrativa do negócio, Josilene Casseb. Segundo a empreendedora, para dar conta dos pedidos com qualidade, é preciso reforçar a equipe. “Passa de 12 para 17 funcionários”, destacando que o abastecimento também é reforçado.

Josilene conta que o carro-chefe do cardápio são as pizzas de Caranguejo e Paraense, que levam na receita insumos da região. Essa regionalidade gastronômica da Pizzaria é o grande diferencial do empreendimento, que está no mercado há 12 anos. Nascida no município de Vigia, o negócio era apenas uma opção de renda extra, mas com o tempo tornou-se o principal empreendimento dos proprietários.

Com a assistência do Sebrae, o empreendimento evoluiu, a gestão foi profissionalizada, utilizando ferramentas e projetos que despertaram o interesse em empreender no mercado. “Criamos pizzas que valorizavam nossa gastronomia, e em apenas três anos, após 2012, nos tornamos a maior pizzaria da região, com capacidade para atender cerca de 150 pessoas diariamente. Ganhamos diversos prêmios com projeção nacional e mantemos o propósito de continuar progredindo”, destaca Josilene.

Foto: Hewellyn Silva

Bons lucros

“O carnaval é como se fosse um décimo terceiro”, afirma Thaisse Siqueira, proprietária do restaurante Bom Sabor, ao falar que, com o aumento da demanda, os lucros também crescem.

O restaurante Bom Sabor é outra opção para se deliciar com receitas regionais em Vigia. No local, o cardápio é reforçado para atender aos foliões. Aos pratos do dia a dia, são acrescentadas receitas regionais como o frango no tucupi, cozidão de carne com verduras, saladas e pratos de peixes variados. Uma variedade de caldos é ofertada no jantar, sendo a Sopa de Caranguejo a mais procurada pelos clientes do restaurante.

Segundo Thaisse, “a maioria dos foliões sai dos blocos e quer algo prático e leve para a alimentação”. O restaurante inclui em suas receitas, proteínas (peixe, carne, mariscos) e frutas para sobremesas e sucos, comprados de produtores locais.

O horário de atendimento é alterado para dar conta da procura. “Nos dias de folia, abrimos das 7h30 da manhã às 2h da madrugada”, informa. O que também aumenta é o número de funcionários. “Cerca de 5 pessoas são adicionadas na equipe, que se revezam ao longo do dia para atender os clientes.

Segundo a empresária, o Sebrae contribuiu para o avanço do Restaurante Bom Sabor, com capacitações para os proprietários e colaboradores: “Foi feita uma repaginada no restaurante como um todo”, o que melhorou o atendimento e os serviços prestados pela empresa.

source
COM INFORMAÇÕES DO SEBRAE – PARÁ

Obrigado por comentar. Você é demaisS2