Cuidados com alimentação e hidratação garantem mais disposição no carnaval

1
70
fruit stand
Foto por Martha Dominguez de Gouveia em Unsplash

Nutricionista dá dicas para as pessoas curtirem o evento de forma mais saudável 

Mais que um bom preparo físico ou uma fantasia bonita, os cuidados com a alimentação e hidratação neste carnaval devem ser redobrados. Seja para pular a festividade, aproveitar a praia ou piscina, nosso corpo necessita de mais energia durante as atividades intensas deste período.

Para o folião não perder o ânimo nesta festividade, a doutora em Ciências da Saúde e professora do curso de Nutrição da UNG, Vanessa Lopes, enfatiza que o ideal é não pular refeições nem ficar em jejum. “Nosso corpo precisa da comida para o bom funcionamento do organismo. Então, prefira refeições mais leves e de fácil digestão para não ficar com sensação de moleza e conseguir absorver melhor os nutrientes”, informa. 

Além disso, a combinação entre calor excessivo, consumo de álcool e maratona de festas pode causar a desidratação corpórea, ocasionando sintomas como dores de cabeça, fraqueza, tontura e sonolência. Segundo Vanessa, a falta de hidratação, em casos moderados, pode causar alteração nos batimentos cardíacos, boca seca e redução da quantidade de urina. “A dica é preparar o corpo um dia antes da folia, ingerindo bastante líquido”, comenta a nutricionista.  

A especialista também chama a atenção para as pessoas que possuem problemas renais, por apresentarem uma necessidade de hidratação diferente. “Para estas, o indicado é procurar um médico ou nutricionista para orientação de cada caso”.  

Para garantir um carnaval saudável e com mais disposição, a nutricionista indica evitar comidas gordurosas, como frituras, embutidos, leites, queijos gordurosos e lanches com maionese, antes de sair para as atividades. Estes alimentos geram maior fermentação e podem causar indisposição. Além disso, é importante realizar pequenos lanches durante a diversão. Isso garantirá mais energia por um período maior.

“Leve seu próprio lanche, dando preferência a frutas, oleaginosas, frutas secas, sucos naturais, água de coco, isotônicos e água mineral. Não fique sem beber água por muito tempo. O sinal de sede é um alerta para a desidratação”, adiciona. 

Lanches para o evento:

  • Sugestão 1:  

– Suco de melancia; 

– Pão integral com geleia de frutas;  

– Ovos mexidos. 

 

  • Sugestão 2:  

– Iogurte desnatado;  

– Frutas in natura (banana, morango, abacate); 

– Granola ou aveia. 

  • Sugestão 3:  

– Panqueca de aveia com banana. Amasse a banana madura em um prato, coloque dois ovos e misture bem. Acrescente 2 colheres de sopa de aveia e mexa até ficar uma massa homogênea. Aqueça uma frigideira e coloque a massa. Espere criar forma e vire para cozinhar do outro lado.

– Suco de laranja.

 

Frutas secas e oleaginosas para levar no bloquinho: 

– 3 damascos e 3 castanhas do Brasil;

– 2 tâmaras e 3 nozes;

– 1 colher de sopa rasa de uva passa e 1 colher de sopa de amendoim cru sem sal.

Obrigado por comentar. Você é demaisS2