Empreendedores de Cametá são capacitados pelo Sebrae para o carnaval 2024 

0
23

Com foco no carnaval, nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Sebrae no Pará capacitou 60 empreendedores do ramo de alimentos e bebidas do município de Cametá, na região paraense do Baixo Tocantins, um dos destinos mais procurados no estado nessa época do ano. Eles irão comercializar seus produtos no evento Conexão Gastronômica, que abre nesta sexta-feira (9) e segue até o próximo dia 14 de fevereiro. “Como atender melhor” e “Fluxo de caixa” foram temas das oficinas ministradas aos empreendedores.
José Carmo, Microempreendedor Individual (MEI) há seis meses, dono da Distribuidora de Bebidas J R e Alimentos, foi um dos participantes capacitados. “As oficinas tiveram um valor muito grande, abriram um leque de conhecimentos, orientações e de visão do mercado”, pontuou o empreendedor que está presente pela primeira vez no projeto Conexão Gastronômica.
“O Conexão Gastronômica é para pessoas que moram em Cametá e que vem de outros lugares. Então, é de uma importância muito grande para nós divulgarmos os nossos produtos e gastronomia”, destaca o empreendedor.
O gerente da Agência Regional do Sebrae no Pará na região do Baixo Tocantins, Marcelo Ribeiro, destacou a importância da ação. “Os temas das oficinas foram escolhidos com base em pontos fundamentais quando se trata de gestão dos negócios, que envolve a parte financeira e atendimento ao cliente”, ressalta.
“O carnaval de Cametá é um momento importante da nossa cultura, é nessa época do ano que milhares de turistas vem ao município e melhoram a nossa economia circulante. O Sebrae nos dá esse espaço de formalização para que o pequeno possa desenvolver o seu empreendimento. A feira gastronômica traz o legado da capacitação e formalização de pequenos negócios que fazem um engrandecimento da economia local”, destacou o prefeito do município de Cametá, Victor Cassiano.
O projeto Conexão Gastronômica está em sua segunda edição. Ele é uma iniciativa da prefeitura, por meio do Espaço do Empreendedor e conta com o apoio do Sebrae/PA.

Boa e barata  
A Microempreendedora Individual Thayane Braga, dona do empreendimento Batata Mix, abriu o negócio no ano passado, durante o período do carnaval. Ela percebeu a necessidade de oferecer uma opção de lanche de qualidade e de baixo custo para os turistas e moradores do município de Cametá.
“Iniciei o projeto ‘batata no cone’ e logo após participei do Conexão Gastronômica do ano passado. Só tinha em mente a ideia, faltava a oportunidade. Fiquei sabendo do evento e fui orientada a fazer a inscrição, consegui a barraca e coloquei o produto para a venda, sem noção do que iria acontecer. A nossa batata teve uma boa aceitação e foi um sucesso de vendas!”, frisou a empreendedora.
Após grande visibilidade e venda do produto, com o lucro Thayane abriu a sua primeira loja física. O seu carro-chefe, a batata frita em cone, pode ser montada com diferentes molhos como queijos cheddar, catupiri ou maionese verde, acompanhados com bacon, calabresa ou carne seca, de acordo com a preferência dos clientes. Esse é o principal diferencial e segredo do sucesso do negócio.
“O que sai muito é a batata em cone com cheddar e bacon. Nós também temos pastel e a barca que vem com batata, calabresa, nuggets, anel de cebola. E, recentemente, lançamos a torre de batata, que é a batata colocada no cilindro e fica no formato de torre, é algo que chama atenção das pessoas”.
O feedback positivo das pessoas é o que motiva a empreendedora todos os dias. “Quando vejo que as pessoas começaram a abraçar a minha ideia e os clientes vinham e vem elogiar, isso me motiva”, confessou Thayane que tem como meta para o futuro, abrir um outro ponto na cidade e ter uma unidade da Batata Mix em um dos shoppings de Belém. “O objetivo é levar a nossa batata para vários lugares”.
Com o sucesso do ano passado, este ano Thayane está participando pela segunda vez do projeto Conexão Gastronômica.
“Agora, nós temos como criar expectativas, diferente de quando começamos. Hoje em dia, eu já sei o que me espera, tenho uma expectativa que vai ser muito melhor que o ano passado, vou conseguir atender mais pessoas, devido a experiência que tive”.

source
COM INFORMAÇÕES DO SEBRAE – PARÁ

Obrigado por comentar. Você é demaisS2