Estilista usa bordado filé em suas criações e ganha espaço no Carnaval carioca

0
17

Sempre buscando inspiração nos ativos que formam o patrimônio imaterial de Alagoas, como o bordado filé, a estilista Sandra Cavalcante conseguiu projetar o estado pelo país afora durante mais um Carnaval. Para a festa deste ano, a ‘rainha da trama’, como é mais conhecida, compôs o vestido usado pela atriz Viviane Araújo durante o ensaio da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, no último final de semana, no Rio de Janeiro.

A atriz é rainha de bateria da escola desde o Carnaval de 2008. “Também já vesti Juju Salimeni, Carol Nakamura, todas elas com a minha técnica, com o meu produto, com a matéria-prima aqui de Alagoas”, lembra a estilista.

“O meu trabalho é todo feito à mão a partir da rede do bordado filé. Eu já sou conhecida como a rainha da trama. Em cima da rede uma técnica de macramê, às vezes crochê e também muita pedraria. Tudo que você imaginar feito à mão eu coloco em cima da base dessa minha matéria-prima, que é a rede do filé”, explica.

Além das rainhas de bateria, a estilista também conta que este ano produziu peças para a primeira-dama de Maceió, Marina Candia, usada durante a programação do Maceió Verão. Outra cliente habitual da empreendedora é a prefeita de Atalaia, Ceci Herrmann. “Como meu trabalho é muito feito à mão, então é mais demorado. Por isso não tenho um grande número de peças. Mas sempre estou presente na produção de Carnaval das celebridades”, afirma.

Sandra Cavalcante conta com o suporte do Sebrae Alagoas para desenvolver o seu trabalho. Para a analista Ana Paula Dantas, a sensação de ver uma empresa ou profissional de Alagoas projetando o nome do estado em vários setores da economia é sempre motivo para comemoração. “É muito gratificante ver uma empresa de Alagoas vestindo tantos artistas, como é o caso da Sandra com a Viviane Araújo, que usa bastante as peças da estilista”, destaca.

Ela faz questão de ressaltar que Alagoas é muito rica em moda autoral. “As nossas empresas do segmento têm assinatura, um design diferenciado e tudo isso acaba conquistando o mercado lá fora, ou seja, a criatividade. Por isso é muito importante para o Sebrae dar esse apoio, contribuir com a competitividade e o desenvolvimento desses pequenos negócios. É gratificante ver esses resultados, como o da Sandra e de outras empresas que são atendidas pelo Projeto de Moda da instituição”, diz Ana Paula.

A analista lembra que o Projeto de Moda conta com o apoio de outros parceiros além do Sebrae Alagoas, como a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest/AL) e o Senai Alagoas.

source
COM INFORMAÇÕES DO SEBRAE – ALAGOAS

Obrigado por comentar. Você é demaisS2