História Hoje: 25 anos do lançamento da missão Stardust

0
39
O desafio de coletar amostras de um cometa e trazê-las de volta à Terra. Essa era a missão da Stardust. A espaçonave foi lançada da Estação Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, em 7 de fevereiro de 1999. A expectativa dos cientistas era encontrar evidências de como o Sistema Solar foi formado.

Depois de uma longa viagem, a missão pioneira dos Estados Unidos alcançou o cometa “Vilt-2” , em 2004, chegando a ficar a pouco mais de 200 quilômetros dele. Sem ter como pousar, uma substância chamada aerogel foi usada durante o sobrevoo para que as partículas ficassem grudadas em uma espécie de raquete.

A espaçonave registrou mais de 70 imagens que revelaram a estrutura do cometa. Os cientistas ficaram surpresos ao constatar a existência de “buracos profundos com quilômetros de extensão, delimitados por falésias verticais e até salientes”.Não havia crateras de impactos como as que existem na superfície da Lula.

Dois anos depois desse encontro, em janeiro de 2006, a cápsula com o material coletado pousou no Campo de Testes e Treinamentos da Força Aérea dos Estados Unidos no deserto de Utáh. A Stardust foi a primeira espaçonave a trazer material extraterrestre de fora da órbita da Lua para a Terra. As amostras indicaram que alguns cometas podem ter absorvido materiais liberados do Sol primitivo.

Em 2011, a espaçonave foi destinada a uma nova missão chamada Stardust-NEXT.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje:

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jaílton Sodré

Apresentação: José Carlos Andrade

Edição: Bianca Paiva

Publicação Web: Renata Batista

source
Com informações da Rádio Agência Brasil

Obrigado por comentar. Você é demaisS2