Programa do Sebrae fortalece cadeia de energia solar no estado

0
20
Encontro marcou o lançamento do Programa Goiás Solar, que vai desenvolver negócios relacionados à energia solar (Fotos Divino Batista)

O Sebrae Goiás promoveu um encontro na terça e quarta-feira (06 e 07) no qual lançou o Programa Goiás Solar 2024, uma ação estruturante dentro do Projeto Sebrae Energia, que promete revolucionar o segmento de energia renovável no estado. Reunindo empresas do ramo de energia e os pequenos negócios promotores da economia goiana, o programa visa impulsionar o desenvolvimento dos negócios relacionados à cadeia da energia solar por meio de uma jornada de desenvolvimento gerencial e oportunidade de acesso a mercado.

A iniciativa, que conta com metodologias ágeis e práticas, busca não apenas oferecer capacitação, consultorias especializadas e treinamento, mas também auxiliar na gestão, estratégia, marketing e formação de equipes das empresas participantes. O consultor do Sebrae e criador da metodologia do programa, Rafael Demétrius, destaca a importância do Goiás Solar em fornecer suporte abrangente, desde a elaboração de estratégias até questões financeiras.

Segundo Rafael, o pontapé inicial do programa já começou no lançamento, que reuniu todo o segmento para mapear os problemas do setor, identificar as causas desses problemas, possíveis soluções e desenhar um cronograma de intervenções para o ano. Com o foco na prática, o consultor explica que, em seguida, os empresários já entram na chamada ”Trilha Solar”. “Nesse processo eles terão todo o acompanhamento de profissionais especializados, que vão desde a estratégia daquela empresa de energia solar até a parte financeira”, pontuou o especialista.

O consultor Rafael Demétrius falou sobre o suporte que o programa dará

Durante o lançamento do Programa, os empresários também acompanharam uma palestra com o profissional Edmarcio Júnior, especialista em energia. Ele destacou a importância da capacitação dos empreendedores em energia solar. “Esse momento é muito importante para a cadeia. Nós falamos um pouquinho sobre o que é o mercado de energia solar em Goiás e no Brasil, expondo também as oportunidades e desafios, bem como as empresas devem se preparar para oferecer soluções para os clientes, especialmente aos micros e pequenos empreendedores do estado”, disse.

Sebrae Energia

A analista técnica Vera Lúcia Oliveira, gestora do Sebrae Energia, do qual o Programa Goiás Solar é parte integrante, frisou que a iniciativa visa orientar pequenos negócios sobre gestão de energia. “O Programa Goiás Solar surge como uma resposta às demandas específicas da cadeia de energia solar, oferecendo suporte estruturado para os pequenos negócios do setor. Com uma visão abrangente, o Sebrae Energia não apenas lança o Goiás Solar, mas também prepara sua base de credenciados para estabelecer uma rede de profissionais para atender às necessidades das empresas da cadeia de energia solar”, explicou. A gestora enfatizou o compromisso em criar um ambiente mais favorável para os pequenos negócios no setor de energia solar fotovoltaica em Goiás.

Time do Sebrae e especialistas focados em desenvolver competências para melhoria dos negócios

Empresários como Edson Borges, da Sol Vitta, enxergam no Programa Goiás Solar uma oportunidade de fortalecer a cadeia de energia renovável. No encontro, ele ressaltou a importância da segurança nesse setor e a necessidade de informar os consumidores sobre os aspectos técnicos dos equipamentos. Ele acredita que a participação no programa não apenas beneficiará sua empresa, mas também contribuirá para uma sociedade mais informada e segura. “Acredito que cabe a nós, empresários da área, informar a sociedade para que as pessoas, quando forem adquirir equipamentos, se informem, pois é isso que garante segurança e uma cadeia mais fortalecida”, pontua ele.

O Programa Goiás Solar 2024 promete não apenas capacitar e fortalecer empresas do setor de energia solar, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável do estado, impulsionando a adoção de fontes limpas e renováveis de energia. Com o lançamento oficial, as expectativas são altas para o impacto positivo que esse programa trará para a economia de Goiás, de acordo com Vera.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn


source
COM INFORMAÇÕES DO SEBRAE – GOIÁS

Obrigado por comentar. Você é demaisS2