Rei Momo recebe a chave da cidade na próxima sexta-feira, na escadaria da Prefeitura

0
42
Você está em:

Rei Momo recebe a chave da cidade na próxima sexta-feira, na escadaria da Prefeitura

Está chegando a hora! Na próxima sexta-feira, 9 de fevereiro, às 18h, nas escadarias da Prefeitura, o prefeito Sérgio Azevedo entrega a chave simbólica da cidade para o Rei Momo, Marquinho Oliveira, dando início aos festejos carnavalescos de 2024. Tradicionalmente, a cerimônia de entrega da chave é comandada pela Charanga dos Artistas e seus bonecos gigantes, com a animação da Banda do Miguelzinho.

Após a entrega da chave ao Rei Momo, às 18h, a Charanga segue em cordão até o Parque José Affonso Junqueira. No palco atrás do Palace Hotel, a partir das 19h, muita música com DJ Chocolate e o pagode da banda Daquele Jeito, às 21h.

O Rei Momo Marquinho Oliveira, autoridade máxima do Carnaval poços-caldense pela 11ª vez, fala da reta final dos preparativos. “É com muita alegria e muita honra que nos preparamos para o meu 11º reinado, com vontade e disposição para fazer um Carnaval com muita paz, alegria e folia. A ansiedade está a mil nos preparativos, junto com a Charanga dos Artistas e Prefeitura, para fazer um belo Carnaval para os moradores e turistas que visitam a nossa cidade durante esse período”, destaca ele, que já carregou a coroa nos anos de 2007, 2009, 2010, 2012, 2013, 2014, 2018, 2019, 2020, 2023 e, agora, está prestes a dar início a mais um reinado de Momo.

Quem acompanha a movimentada rotina do Rei Momo durante o Carnaval, com a participação em praticamente todos os eventos da intensa e extensa programação, esbanjando alegria, carisma e samba no pé, não imagina que ele, um dia, já foi uma criança tímida. “Quem me conhece desde pequeno sabe como eu era tímido. Nunca imaginei na minha vida chegar a ser Rei Momo, ainda mais por 11 vezes”, conta Marquinho Oliveira. Ele aproveita para agradecer a família e amigos pelo apoio e também para parabenizar os integrantes da Escola de Samba Saci-pô, que completa 50 anos em 2024.

De sexta a terça-feira (9 a 13/2), Poços de Caldas vai contar com uma programação recheada de atividades para atender aos mais variados gostos, com mais de 40 shows programados em diferentes pontos da cidade, como Praça Dom Pedro II, Praça Pedro Sanches, Parque José Affonso Junqueira, Praça dos Imigrantes e Country Club. Entre as atrações, destaque para a Charanga dos Artistas, Frevo na Fobica, Banda do Lira, Carnabebê, Banho à Fantasia, samba na Cascatinha, além de shows e desfiles de blocos de rua.

Momo
Uma das figuras mais emblemáticas do Carnaval, o Rei Momo é o símbolo da irreverência na folia. A origem do nome da majestade da festa remonta à mitologia grega, à deusa Momo, personificação da ironia. Desde o século XVI, encontram-se referências ao Rei Momo em celebrações na Espanha. Ele aparece também como rei da folia em diversas tradições nos séculos seguintes. A primeira personificação do Rei Momo no Brasil é de 1910, em uma opereta de Benjamin de Oliveira.

Mas foi somente na década de 1930, que o Rei Momo despontou como a figura carnavalesca que conhecemos na atualidade. Em 1933, um grupo de jornalistas do periódico A Noite, do Rio de Janeiro, criou um boneco de papelão para desfilar pela então capital da República e, ao fim, ser coroado em um trono e liderar a folia. No ano seguinte, a equipe decidiu substituir o boneco de papelão por uma pessoa real: o cronista Francisco de Moraes Cardoso. Seu reinado momesco durou até sua morte, em 1948. A tradição do Rei Momo se solidificou no Rio de Janeiro e se espalhou para outras cidades do Brasil, como Poços de Caldas.

Serviço
9/2– SEXTA
18h – Entrega da Chave ao Rei Momo – Prefeitura
19h – Saída do Cortejo da Charanga dos Artistas até o Parque José Affonso Junqueira
19h – Dj Chocolate Parque José Affonso Junqueira
21h – Daquele Jeito – Parque José Affonso Junqueira


source
Com informações da Prefeitura de Poços de Caldas

Obrigado por comentar. Você é demaisS2