São Paulo registrou, em média, 39 denúncias de estupro por dia em 2023

0
36
Com uma média de 39 casos por dia, o estado de São Paulo teve 14.504 casos de estupro no ano passado. É o maior número da série histórica, que teve início em 2001. Mais de 13 mil desses casos, ou três em cada quatro, foram cometidos em vítimas menores de 14 anos ou pessoas incapazes de compreender o ato sexual.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública paulista. A pasta sustenta que o aumento dos registros de estupro se deve à maior quantidade de denúncias efetuadas por vítimas, e não significaria maior quantidade desses crimes. 

Já os casos de feminicídio, que é o assassinato de mulheres em razão do gênero, também aumentaram no ano passado, com 13% de registros a mais. Foram 221 casos, o pior resultado desde 2018, quando esse tipo de crime começou a ser catalogado.

Alguns crimes tiveram redução em 2023 na comparação com o ano anterior. É o caso dos homicídios dolosos, aqueles em que há intenção de matar, que recuaram em 10% no ano passado. Segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo, é a menor taxa desse tipo de crime em 23 anos. Também houve queda de latrocínios, com redução de 33,3%.

source
Com informações da Rádio Agência Brasil

Obrigado por comentar. Você é demaisS2