Home Litoral SP Cubatão Cubatão recebe representante do Ministério do Empreendedorismo em evento da VII Semana...

Cubatão recebe representante do Ministério do Empreendedorismo em evento da VII Semana do Artesanato

0
Feira de Páscoa Dentro da Programação da VII Semana do Artesanato foi realizada na tarde de sexta-feira (22), no auditório do Cide-Ciesp Cubatão, oficina com o tema “O artesanato como impulsionador do desenvolvimento econômico, da identidade cultural e do turismo”. A apresentação ficou a cargo de Elisabete Bacelar do Carmo, diretora de Artesanato e Microempreendedor Individual do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

A convidada relata a mudança de paradigmas referente ao trabalho em geral no mundo moderno e segundo ela, o Brasil vem acompanhando essa transformação, com cada vez mais acesso ao mercado. Apesar de enfatizar que artesanato não é sinônimo de uma tarefa alternativa, não significa só trabalho e nunca foi novo, é uma profissão que  representa também identidade cultural de um povo e de uma comunidade local.

Ela falou dos termos de cooperação  buscando o amparo do Estado, da necessidade de Legislação e normativas que assegurem os direitos ao trabalho das associações e federações de artesão. Falou sobre o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), desenvolvido pelo Governo Federal, com o propósito de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor artesanal. De acordo com Elisabete, isso constitui uma ferramenta de captação de dados do setor artesanal brasileiro, um sistema que permite o cadastramento único dos artesãos do Brasil de modo a agregar as informações em âmbito nacional.

“Neste sistema, já temos 216 mil artesãos cadastrados e nosso objetivo é incluirmos mais 100 mil nessa lista até 2027. Isso é muito importante.  Quanto mais artesãos cadastrados, maior é a possibilidade de participarem de projetos voltado ao setor, dentro do PAB – o Programa do Artesanato Brasileiro. Com isso, vocês artesãos são os vetores desenvolvimento econômico e cultural, além de marca turística de cada região e do País”, ressaltou a  palestrante.

Entre vários outros tópicos ministrados, ela fez orientações para aqueles que desejam obter a carteira da SICAB. “Esse documento que confere reconhecimento profissional para artesãos em âmbito estadual e federal, cujos benefícios incluem a liberação para participação em feiras especializadas em todo o país, emissão de nota fiscal entre outras ações importantes”, resumiu.

“É uma honra receber em nossa cidade uma profissional do patamar e preparo da Elizabete Bacelar. Os conhecimentos que ela traz aqui fortalecem os artesãos participantes, norteando-os sobre o que eles podem fazer para melhorar  a atuação no trabalho”, frisou a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Diversidade Cultural Liliete Portes, que fez parte da mesa. Junto a elas estava Fabrício Lopes, secretário de Turismo de Cubatão.

Ele considera que esse momento representa um  novo patamar da cidade, pois “fortalece a prática do artesanato e isso tem sido uma das tarefas dessa Administração nos últimos tempos. É uma área importante para o empreendedorismo e para o turismo local, porém nem sempre valorizada como deveria. Então, o que estamos vivendo aqui é uma cadeia de valor, onde cada um tenta entregar o seu melhor por meio da arte, que é diversa. E posso afirmar que a Prefeitura vem disponibilizando cada vez mais espaços a eles para que isso aconteça em Cubatão”, reforçou o titular da Setur.

A programação da semana dedicada às práticas do Artesanato em Cubatão começou na quarta (20), com uma feira típica realizada no Parque Anilinas, quando estandes de diversos tipos de mercadoria foram armados na antiga entrada do parque. Denominada de ‘Silvina de Araújo – Bina’, a feira foi uma oportunidade para os artesãos  mostrarem as técnicas empregadas na confecção de cada produto, desde crochês até acessórios infantis para todos os gostos. A atividade foi vista como boa maneira de aproximar a população dos trabalhos artesanais realizados na cidade.

Os alunos da UME Bernardo José Maria de Lorena, na  Vila Nova, também tiveram a chance de presenciar os encantos dessa arte.  Foi na tarde desta quinta (21), quando a Escola recebeu a Feira Criativa, momento propício para os estudantes aprenderem técnicas artesanais diretamente dos talentosos artesãos presentes.

Feira de Páscoa adiada noa Casqueiro por causa das chuvas – A organização informou que a Feira Criativa de Páscoa que aconteceria na tarde deste sábado (23), no Píer do Casqueiro, foi cancelado devido às condições meteorológicas previstas para este dia na cidade e na região, com possibilidades de ventania e fortes chuvas.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Gerson Guimarães e Vitória Lopes

source
Com informações da Prefeitura de Cubatão

NO COMMENTS

Deixe uma resposta

Sair da versão mobile