Alunos produtores de podcast de escola integral em So Vicente entrevistam prefeito


A cada dia que passa, a quinta escola de período integral de São Vicente (AMEI Maria de Lourdes Batista) vai deixando um legado na vida dos alunos. Nesta segunda-feira (8), estudantes do 5° Ano da unidade do Parque São Vicente passaram por mais um dia de jornalistas e entrevistaram o prefeito do Município, Kayo Amado. 


 


A iniciativa compõe o projeto ‘Comunicast’, que consiste no lançamento de podcasts sobre assuntos de interesse público produzidos pelos pequenos. A idealizadora é a professora Valéria Correia.


 


Na ocasião, Bryan Rodrigues, Andrews Felipe e Matheus Henrique promoveram um leve bate-papo com Kayo Amado, no qual o chefe do Executivo detalhou um pouco da trajetória que o levou a se tornar prefeito da Primeira Cidade do Brasil. O conteúdo é alusivo ao Dia do Prefeito, celebrado nesta quinta-feira, 11 de abril.


 


“A Educação sempre fez parte da minha vida. Já que minha mãe se esforçava tanto para que eu estivesse na escola, eu pensava: ‘preciso retribuir isso no dia a dia”, conta. 


 


Também na entrevista, Kayo Amado relatou o que o instigou a ingressar no meio político. “Quando eu tinha por volta de 12 anos, me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse. Eu falava que queria ser presidente. Então comecei a pensar no que eu precisava fazer para chegar nisso. Minha meta era ajudar a melhorar a vida das pessoas. Tomei isso como meta de vida e resolvi correr atrás não para me tornar presidente, mas, sim, prefeito”. 


 


Os estudantes também o questionaram sobre prioridades em seu mandato e os principais desafios. Segundo o prefeito, a Educação requer um olhar especial. Ele listou algumas entregas como material, uniforme, escolas revitalizadas e as AMEIs. O mais importante para mim enquanto prefeito é saber que tudo o que estou fazendo hoje vai refletir em um futuro melhor para vocês, alunos. É plantar para que possamos colher no futuro”.


 


A entrevista foi concluída com uma foto e muitos sorrisos nos rostos. Em seguida, a equipe partiu rumo à Orla do Gonzaguinha, onde abordaram alguns munícipes e questionaram-os sobre os conhecimentos relativos à função de um prefeito no dia a dia.  


 


A professora Valéria explica que a ideia do podcast surgiu após o desenvolvimento de um jornal escolar. Ela aprimorou o projeto e incrementou a produção de conteúdos audiovisuais. “A ideia é fazer com que eles se desenvolvam principalmente nas partes da escrita e da leitura. Esse é o ponto básico. Eu tenho alunos, por exemplo, que fazem parte da mesa do podcast que até outro dia não falavam”.


 


A iniciativa foi amplamente enaltecida pelo prefeito, que também pontuou a importância dos investimentos na Educação para disponibilizar mais mecanismos de trabalho aos docentes e, consequentemente, qualificar o ensino. “É muito legal poder dar visibilidade a ideias tão brilhantes quanto essa. Esse projeto da professora vai gerar muitos frutos no futuro, pois faz com que a criança comece a desenvolver um pensamento crítico e crie habilidades para se comunicar. É mais um demonstrativo da Educação salvando vidas. Seguirei fazendo o que estiver dentro do meu alcance para que os pequenos cresçam em uma São Vicente melhor”.


 


A edição será veiculada nos canais de comunicação do podcast e apresentada no Salão Nobre do Paço Municipal nesta quinta-feira (11), às 9h.


 

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta