Home Minas Gerais Hospital Cristiano Machado busca ampliar atendimentos e serviços para os usuários do...

Hospital Cristiano Machado busca ampliar atendimentos e serviços para os usuários do SUS em Sabará e região

0

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou nesta quarta-feira (24/4) novo edital para celebração de contrato de gestão com entidade qualificada ou que tenha intenção de se qualificar como Organização Social (OS) para o Hospital Cristiano Machado (HCM), localizado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O documento atual traz adequações de caráter técnico nos critérios de seleção.

As propostas para seleção da parceria precisam ser encaminhadas entre os dias 17 a 23/5, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Mais detalhes podem ser obtidos neste link.

Atendimento

Por meio da parceria, o Hospital Cristiano Machado passará a disponibilizar cirurgias gerais de média complexidade, além de atendimento de média e alta complexidade.

Serão oferecidos 12 leitos cirúrgicos, três leitos de hospital dia, 20 leitos de enfermaria clínica (leitos de retaguarda) e mais 25 leitos de cuidados prolongados.

O novo processo de seleção pública prevê ainda a implantação de dez leitos de UTI adulto e de agência transfusional.

Além disso, a unidade passará a ser referência para alguns atendimentos do SAMU da região de Sabará.

Atualmente, o Hospital Cristiano Machado é retaguarda para casos neurológicos e ortopédicos que necessitam de internações de longa permanência.

Autonomia

O contrato de gestão com entidade de terceiro setor permite mais autonomia para conduzir, com mais agilidade, a contratação de serviços, aquisição de equipamentos e insumos, além de maior simplificação de processos administrativos e maior celeridade para recomposição de quadro de funcionários.

“O Hospital Cristiano Machado poderá ampliar a assistência oferecida aos usuários da região, potencializando a disponibilidade de serviços para atender às demandas existentes”, ressalta a diretora de Contratualização, Faturamento e Parcerias da Fhemig, Diana Martins Barbosa.

“A parceria será fundamental para expandir o número de leitos e dar início à realização de procedimentos cirúrgicos hospitalares, o que irá refletir diretamente na qualidade da assistência prestada ao usuário do SUS. Será, sem dúvida, um ganho significativo para a população”, avalia.

De acordo com a legislação mineira, o contrato de gestão é um instrumento firmado entre a administração pública estadual e uma entidade qualificada como OS.

Não é necessária a prévia qualificação para a participação em processo de seleção pública. No entanto, a organização vencedora deve ser qualificada tempestivamente, antes da celebração da parceria.

As entidades interessadas podem dar início ao processo de qualificação a qualquer momento, que é gratuito e vincula-se ao cumprimento dos requisitos estabelecidos na Lei Estadual 23.081/2018 e no Decreto Estadual 47.553/2018.

As orientações para o requerimento de qualificação como OS podem ser consultadas nesta página.

Os critérios de seleção são objetivos, baseados na experiência do parceiro em gestão de serviços de saúde públicos, acreditados e com porte semelhante ao da unidade a ser gerenciada.

Ou seja, a seleção não se restringe a aspectos financeiros, sendo a busca pelo parceiro ideal baseada em sua competência e habilidade de desenvolver uma boa gestão da unidade, alcançando os resultados esperados.

Direitos do servidor e do usuário

Na gestão por OS, a responsabilidade direta pela administração da unidade fica a cargo da organização, mas o patrimônio e o serviço de saúde continuam sendo públicos e gratuitos, 100% SUS.

Nenhum usuário terá perda de direitos. Pelo contrário, os direitos permanecem acrescidos de ganhos de oferta e qualidade.

A Fhemig, por sua vez, permanece com a função de elaborar e conduzir as diretrizes da política pública de saúde, além de fiscalizar o contrato de gestão com o parceiro selecionado, atuando de maneira incisiva no monitoramento periódico e na avaliação dos resultados.

O servidor efetivo também mantém todos os direitos e benefícios que hoje possui decorrentes do cargo ou função pública que ocupa, sendo esperada melhoria das condições de trabalho.

source
Com informações da Agência Minas

NO COMMENTS

Deixe uma resposta

Sair da versão mobile