Hospital do Ipsemg promove boas práticas de coleta e manuseio de resíduo hospitalar

0

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), apresentou à Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte, o relatório anual de Gestão de Resíduos de Saúde. Com base no documento apresentado em março deste ano, o HGIP separou, recolheu e destinou adequadamente, em 2023, o total de 860 toneladas de resíduos hospitalares.

O HGIP possui a tradição de realizar com excelência o processo de destinação dos resíduos produzidos pela Instituição, conforme exigência da legislação atual. Para o coordenador do Departamento de Hotelaria, Paulo Cesar Silva Lopes, essa quantidade de resíduos coletados e bem manuseados é reflexo de um envolvimento efetivo dos servidores da Instituição.

“A gestão responsável de resíduos é tão importante quanto as atividades principais de cada setor do HGIP, e por isso, precisamos ter essa responsabilidade com o meio ambiente, realizando o descarte, manuseio e coleta de forma correta dos resíduos”,destacou.

Responsabilidade ambiental

Pensando no descarte correto dos resíduos hospitalares, o HGIP vem atuando também em ações com foco na reciclagem. Em 2023, a instituição realizou a doação de 37 toneladas de papéis e papelões a entidades e associações de catadores de papel e recolheu mais 230 kg de pilhas e baterias descartadas nos papa pilhas que ficam no hospital, Centro de Especialidades Médicas (CEM) e na Gerência Odontológica (Geodont) 

Além disso, o HGIP está continuamente realizando campanhas educativas e treinamentos dos servidores, funcionários terceirizados e prestadores de serviço. No ano de 2023, mais de 700 profissionais do HGIP participaram do treinamento no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS).

 

source
Com informações da Agência Minas

Anúncios

Deixe uma resposta