Home Oeste Grande SP Franco da Rocha Instituto Fazendo História realiza seminário para profissionais dos serviço de acolhimento de...

Instituto Fazendo História realiza seminário para profissionais dos serviço de acolhimento de Franco da Rocha

0

Por meio de uma parceria do instituto com o Criança Esperança, Franco da Rocha foi uma das regiões escolhidas para receber os projetos

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo, em parceria com o Instituto Fazendo História (IFH), realizou na última quarta-feira (24), na Fatec, um seminário para os funcionários responsáveis pelos serviços de acolhimento de Franco da Rocha e região do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (CIMBAJU).

Confira as fotos do evento.

O evento contou com a presença da gestora da Escola de Governo Rosangela Vikacas, da secretária de Assistência Social Elaine Kipp, da gestora da Fatec Luciana Silva, e da equipe responsável pelo instituto com as colaboradoras Lais Gonçalves, Jéssica Tomaz, Fabiana da Silva e Juliana Dias.

Por meio de uma parceria do instituto com o Criança Esperança, Franco da Rocha foi uma das regiões escolhidas para receber os projetos do IFH, que têm como objetivo apoiar crianças e jovens separados de suas famílias para que construam uma história de vida potente, interrompendo ciclos de desproteção, rupturas e violência, visando um futuro melhor.

Durante o seminário foram apresentados os programas, a metodologia que deve ser aplicada e o histórico do acolhimento institucional das crianças no Brasil, além de uma dinâmica entre todos os servidores, que puderam conhecer um ao outro nessa jornada de aprendizagem e cuidados. Conheça os programas:

Fazendo minha história

No Programa Fazendo Minha História (FMH), são selecionados e acompanhados os profissionais da área de acolhimento para que possam construir vínculos afetivos com as crianças e adolescentes. A dupla criança-adulto se aproxima afetivamente por meio da leitura, que oferece recursos para os meninos e meninas elaborarem suas vivências, além de despertar conversas e incentivar a construção de um álbum de histórias que contém relatos, depoimentos, fotos e desenhos que fazem parte de suas vidas. Este álbum pertence à criança ou adolescente e irá acompanhá-lo por onde for.

Para estar apto, é necessário participar de três encontros de formação inicial. A atuação tem duração de no mínimo um ano e cada voluntário trabalha com duas crianças e adolescentes, durante uma hora por semana com cada uma.

Bibliotecas vivas: memórias que educam

Também foi apresentado o projeto Bibliotecas Vivas, que é a implementação de uma biblioteca com diversidade e qualidade em cada um dos serviços de acolhimentos do município. Em relação aos livros, é considerada fundamental a circulação do acervo pelo território, permitindo que atravesse as histórias e a vida das crianças, dos adolescentes e toda comunidade.

A partir de março de 2024, é previsto que sejam implementadas as medidas do projeto na cidade, como livros novos, mobília para biblioteca e espaço de leitura, visitas das equipes do FMH, visitas da bibliotecária do FHM, formação de voluntários, entre outros.

De acordo com Elaine, a parceria com o instituto promete melhorar ainda mais os serviços da cidade, que são muito importantes e desafiadores.

“Com o seminário e a apresentação dos novos projetos esperamos conseguir melhores abordagens para cada situação, ampliar nosso conhecimento e aprender cada vez mais, pois todos os dias estamos lidando com vidas, e cabe a nós ajudar a construir suas memórias, além de ajudar na formação pessoal”.

Texto: Carlos Augusto Dornelles – Foto: Orlando Junior


source
Com informações da Prefeitura de Franco da Rocha

NO COMMENTS

Deixe uma resposta

Sair da versão mobile