Home Entretenimento Livro “Jomyoji – O Templo Iluminado”, sobre cultura japonesa e budista, será...

Livro “Jomyoji – O Templo Iluminado”, sobre cultura japonesa e budista, será lançado no próximo dia 30, em Suzano

0

Documentário fotográfico, de Robson Regato, mostra peculiaridades do Templo Jomyoji de Suzano

O livro “Jomyoji – O Templo Iluminado”, do fotógrafo mogiano Robson Regato, será lançado neste 30 de abril, às 18h30, no Teatro Armando de Ré, em Suzano. O documentário fotográfico mostra a cultura japonesa e budista em 148 páginas, com imagens que retratam o Templo Jomyoji de Suzano – um marco arquitetônico e cultural, fundado há mais de 50 anos na cidade. Os textos também foram traduzidos para o japonês. Com produção e autoria de Roberta Regato, “Jomyoji – O Templo Iluminado” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e foi contemplado pelo ProAC Direto 37/21 (Programa de Ação Cultural).

Com soluções ousadas e complexas, a estrutura do Templo Jomyoji recria os templos budistas com detalhes que se tornaram os únicos que podem ser vistos fora do Japão. Toda em madeira e fixada exclusivamente por encaixes, um dos grandes destaques é o telhado, com seu cume a 15 metros do chão e apoio apenas nas extremidades laterais, sobre vãos livres de 21 metros de largura por 16 metros de profundidade. “Este livro é uma forma de preservar a história e a tradição do Templo Jomyoji, assim como apresentar a cultura japonesa e budista para as pessoas e para as futuras gerações. As fotos capturam mais do que a beleza e a grandiosidade da arquitetura do templo, elas revelam a espiritualidade, a rotina dos monges e toda a devoção dos fiéis”, conta o fotógrafo, Robson Regato, que afirma ter levado quatro anos do início ao término do projeto.

Para o presidente da Associação Paulista da Igreja Budista Nambei Shingonshu Daigozan Jomyoji, Tadashi Edward Iko, este é um importante registro, que contribuirá para as práticas e conhecimentos que são passados verbalmente de uma geração para outra. “O Templo Jomyoji é uma fonte de inspiração para todos, inclusive artistas e arquitetos que desejam se aprofundar na cultura japonesa e budista. Agora, através das lentes deste magnífico fotógrafo, podemos descobrir alguns detalhes até então despercebidos e aprender mais sobre cada símbolo, peça religiosa e tradição.”

Com apoio da Prefeitura de Suzano, o lançamento do livro será no Teatro Municipal Armando de Ré, na rua General Francisco Glicério, 1.354, no centro de Suzano. Mais informações pelo telefone (11) 99633-1205, com Roberta Regato. A aquisição dos livros antecipadamente ou pós-lançamento é feita pelo número (11) 91478-4459 (Tadashi Iko). A comercialização dos exemplares é também uma forma de angariar fundos para a manutenção do local.

Lançamento

Quando: 30 de abril, às 18h30

Onde: Teatro Armando de Ré (r. Gen. Francisco Glicério, 1.354, Suzano)

Grátis; aberto ao público

NO COMMENTS

Deixe uma resposta

Sair da versão mobile