As 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá iniciam, na próxima segunda-feira (25/03), das 8h às 17h,  a imunização dos grupos prioritários na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A Influenza é uma infecção causada pelos vírus A, B, C ou D, que afetam o sistema respiratório. A doença apresenta tendência de disseminação fácil, já que os vírus A e B podem causar epidemias sazonais a ponto de causar pandemias. Além disso, os casos podem variar de quadros leves a graves que podem levar à morte.

Daí vem a importância da vacinação, que é considerada pelos técnicos do setor como a melhor estratégia de prevenção contra a doença, porque promove a imunidade no período de maior circulação dos vírus e reduz o agravamento da doença. Conforme determinam os protocolos do Ministério da Saúde, a campanha deverá ser encerrada no dia 31 de maio, mas pode ser que este prazo se estenda.

Entre os grupos prioritários estão as crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e em condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e armadas., caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, do sistema prisional e portuários, , adolescentes de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e e em situação de rua.

As doses remanescentes que o município tiver, após a data de término da campanha, serão disponibilizadas para toda a população que queira se vacinar. 

A Influenza apresenta sintomas como Síndrome Gripal, com febre de duração de uns três dias, dor de cabeça, dores musculares e de garganta, tosse e cansaço.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mau

Secretaria de Comunicao Social

01/04/2024 14:09

source
Com informações da Prefeitura de Maua

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta