Prefeitura recebe proposta da Unibr para parceria no desenvolvimento do Plano So Vicente dos 500 Anos

São Vicente vislumbra um futuro com desenvolvimento, geração de emprego e atrações turísticas. Para atingir essa meta, o planejamento a longo prazo é crucial. Cientes disso, a Prefeitura e a Unibr deram mais um passo para selar uma importante parceria de estudos estratégicos que contribuirão para a elaboração do Plano São Vicente dos 500 Anos. Na noite desta quarta-feira (3), no auditório da universidade, foi assinada uma carta de intenção por parte da instituição em corroborar com o planejamento do programa, visando inseri-lo em sua grade acadêmica. 

 

Para esclarecer a proposta e as metas do plano, a instituição formalizou um convite ao prefeito da Primeira do Brasil, Kayo Amado, que ministrou uma aula após a assinatura do convênio. 

 

No bate-papo, o chefe do Executivo vicentino detalhou alguns passos de sua trajetória, os desafios aos quais enfrenta em seu dia a dia como gestor e as principais estratégias para o alcance do desenvolvimento a curto, médio e longo prazo. “A curto prazo acreditamos que São Vicente possa atingir um novo patamar através de investimentos na construção civil, na potencialização econômica da Área Continental e na estruturação do eixo centro-praia, maior gerador de empregos do Município. Já a longo prazo temos esse pensamento macro de cidade. Atuando em conjunto com parceiras conceituadas, estamos construindo uma nova São Vicente para os 500 anos”, ressaltou. 

 

Kayo Amado destacou o programa São Vicente de Cara Nova – que consiste na reestruturação e criação de patrimônios do eixo centro-praia, a reurbanização da Avenida Ulisses Guimarães – principal polo comercial da Área Continental – e o interesse manifestado por São Vicente em integrar a poligonal do Porto de Santos como principais estratégias de desenvolvimento a curto e médio prazo. 

 

Já a longo prazo, além da elaboração do Plano dos 500 Anos em conjunto com as instituições Macroplan e Movimento Brasil Competitivo (MBC), o Município investe na Educação como carro-chefe. O prefeito listou algumas das entregas para o setor: “É o que eu sempre falo. Pode faltar tudo, mas para a criança não vai faltar. O brilho no olho dos pequenos recebendo material escolar não tem preço. E não parou por aí: entregamos uniforme completo pela primeira vez, notebooks e projetores para que os professores possam preparar uma aula melhor. Estamos revitalizando diversas unidades escolares também. Hoje muitas delas já estão climatizadas para oferecer uma condição mais digna. Tudo isso é para que a Cidade possa colher os frutos, e isso vai refletir no futuro, podem ter certeza”.

 

Por fim, Kayo Amado lançou esse desafio de integrar os estudantes ao estudo científico de identificação dos principais problemas e eventuais soluções para a São Vicente dos 500 anos. “Nada mais justo do que termos uma instituição tão relevante em nossa cidade apoiando este projeto. Vamos em frente”.

 

Ao final da aula, os alunos puderam apontar as câmeras dos celulares a um QR Code que dá acesso a um formulário sobre a Cidade.

 

 

A iniciativa é coordenada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Governança (Seplag), com apoio da Macroplan, MBC e patrocínio do Grupo Mendes, TKM Engenharia, Consigaz, Ecovias e Mac Terra.

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta