Programa Cubatão Sinfonia realiza série de apresentações em abril. Confira!

0

Os alunos do Programa Cubatão Sinfonia colocam o aprendizado em prática durante quatro eventos no mês de abril. A primeira apresentação do ano aconteceu nesta quarta (10), na sede da Bequisa, indústria química localizada na área continental de São Vicente, que novamente apoia o projeto. Os alunos encantaram ao público com a Camerata de Violões e performances de balé durante a importante visita internacional de um membro da sede alemã da empresa.

Até o próximo dia 27, os jovens artistas  mostram seu talento por meio da música Pop e MPB em diversos lugares da Baixada Santista. Atualmente o projeto conta com cinco núcleos na cidade de Cubatão situados na Cota 200, Vila Natal, Jardim São Francisco, Centro e Jardim Casqueiro. Ao todo, são cerca de 800 crianças e jovens aprendendo gratuitamente música e dança no contraturno da escola.

Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Cubatão Sinfonia oferece aulas artísticas a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Este ano, o sonho artístico-cultural é patrocinado pelas empresas BEQUISA, CMOC E UNIPAR por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O programa conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias de Cultura e Comunicação.

Locais das apresentações em abril:

Dia 12 /4 às 14h
Apresentação na sede da Unipar
Rod. Cônego Domênico Rangoni (SP-055), KM 267,7 – Pista Leste s/nº

Dia 17/4 às 14h
Abertura do Summit Porto-Indústria
Local: Auditório do Grupo Tribuna

Dia 27/4 às 14h
Ação social na UME Padre José de Anchieta capitaneada pela Unipar
Rua Salgado Filho, 157, Jardim Costa e Silva

Mais sobre o Cubatão Sinfonia – O Programa Cubatão Sinfonia completa 16 anos de anos de atividades ininterruptas: desde 2007, tem recebido crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Tantas histórias e anos de atividade renderam diversos prêmios ao Cubatão Sinfonia. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da UNICEF que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. Em 2022, também ganhou o Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Voto Popular. Nesta expressiva vitória, o projeto recebeu 29 mil dos 31 mil votos computados.

Ao longo dos anos, os patrocinadores foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas.

Durante todo esse tempo, a Prefeitura de Cubatão, via Secretarias de Cultura e Comunicação Social, desempenhou papel fundamental, apoiando a iniciativa desde o início. “É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais em locais que necessitam desse olhar diferenciado. E é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo desse tempo”, comenta Zeca Rodrigues, secretário-adjunto de Cultura.

Foram atendidos cerca de 3.000 alunos em todos esses anos de atividades. Muitos chegaram a seguir a carreira artística, mas Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa, destaca que o objetivo é ainda maior, o de formar cidadãos: “Sabemos do poder transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de artes no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo”.

Por: Secom Cubatão com informações do Programa Cubatão Sinfonia
Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia

source
Com informações da Prefeitura de Cubatão

Anúncios

Deixe uma resposta