A 3ª edição dos Jogos Escolares da Sustentabilidade começa na próxima terça-feira (28/05), com a abertura oficial do evento, às 9h, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). No total, 40 escolas se inscreveram, das redes municipal/municipal rural, estadual e particular, dos níveis Infantil, Fundamental e Médio. Durante a abertura, ocorrerá a divulgação das ações a serem desenvolvidas pelos inscritos. As atividades serão cumpridas dos dias 3 a 28 de junho, com a premiação dos vencedores em 8 de agosto.

Os jogos são uma realização da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, e integra a programação do Junho Ambiental, evento que promoverá uma extensa agenda, com um mês inteiro dedicado à preservação, à educação ambiental.

A agenda dos jogos incluirá atividades semanais colaborativas, realizadas pelas escolas inscritas, com o objetivo de difundir a cultura de sustentabilidade entre os estudantes em todo o município.

Na terceira edição dos Jogos, a Secretaria de Meio Ambiente adotou o lema “Objetivos para a vida que queremos”, para promover um maior engajamento sobre os Objetivos de Sustentabilidade (ODSs), que serão abordados durante o evento. Os ODSs formam uma agenda proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) com 17 objetivos (organizados em metas), alguns deles voltadas à proteção do planeta.

Os jogos visam à criação de uma ferramenta de multiplicação de valores como a preservação ambiental e o respeito à natureza. Os jogos pretendem trazer como resultados escolas com mais árvores, bairros com resíduos sólidos destinados em local correto e estudantes envolvidos em ações de conservação da natureza.

Os Jogos Escolares da Sustentabilidade terão mais uma edição do Repórter Ambiental: cada escola terá uma dupla de alunos encarregada de produzir uma reportagem sobre um dos temas das quatro etapas de atividades.

Durante o mês de junho, os estudantes terão a oportunidade de visitar o Parque Municipal Chiquinho Veríssimo e conhecer nascentes localizadas na Serra do Itapeti, estudarão sobre a polinização e criarão campanhas em prol da conservação das abelhas, além de incentivar o trabalho voluntário para a causa animal e participar da Campanha Vidro Vira Vidro, separando o vidro e depositando nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV).

Etapas
A primeira etapa, intitulada “Ame o local onde você mora”, será realizada de 3 a 7 de junho, com o tema “Águas de Mogi”. A segunda fase, “Ame a Natureza”, ocorrerá dos dias 10 a 14 de junho, abordando a temática da “Conservação de abelhas”. Já a terceira etapa, intitulada “Viva Melhor”, no período de 17 a 21 de junho, terá como tema “Reciclagem de vidro”. O quarto e último estágio se chamará “Vamos juntos” e movimentará os alunos nos dias 24 a 28 de junho, com o tema “Voluntariado para promover o bem-estar animal”.

As escolas que completarem as tarefas e receberem a validação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente ganharão selo do Objetivo de Sustentabilidade (ODS) correspondente.

As escolas que executarem as ações e conquistarem os selos dos quatro Objetivos de Sustentabilidade participarão de um sorteio de prêmios. A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal está definindo os prêmios, que serão divulgados até o final da programação.

Clique aqui para acessar a página dos Jogos Escolares da Sustentabilidade

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5962 ou pelo e-mail [email protected].

Escolas inscritas:
1.    Ceic Raio de Luz
2.    Ceim Padre Attilio Berta / Ceic Raio de Luz 3
3.    Cempre Prof. Sérgio Moretti
4.    Cempre Vereador Ivan Nunes Siqueira
5.    Colégio Alma Mater
6.    Colégio Saint Thomas’
7.    EE Adelaide Maria de Barros
8.    EE Dr. Deodato Wertheimer
9.    EE Francisco Ferreira Lopes
10.    EE Gabriel Pereira
11.    EE Irene Caporali de Souza
12.    EE José Sanches Josende
13.    EE Maestro Antonio Marmora Filho
14.    EE PEI Firmino Ladeira
15.    EE PEI Galdino Pinheiro Franco
16.    EE PEI José Ribeiro Guimarães
17.    EE PEI Leonor de Oliveira Mello
18.    EE PEI Lucinda Bastos
19.    EE PEI Padre Bernardo Murphy
20.    EE Professora Sueli de Oliveira Silva Martins
21.    E.E Professora Sylvia Mafra Machado
22.    EE Professor Aristóteles de Andrade
23.    EE Professor Osmar Teixeira Serra
24.    EM Cleonice Feliciano
25.    EM Demerval Arouca
26.    EM Dr. Isidoro Boucault
27.    EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta
28.    EM Engenheiro Cláudio Abrahão
29.    EM Florisa Faustino Pinto
30.    EM Maria Luiza Menezes da Fonseca
31.    EM Monteiro Lobato
32.    EM Professora Maria Aparecida de Faria
33.    EM Professora Cecília de Souza Lima Vianna
34.    EM Professora Maria Eugênia Fochi Araújo
35.    EM Teresa Martins Pinhal Professora
36.    EMR Antônio Pedro Ribeiro
37.    EMR Geralda Ferraz de Campos
38.    EMR Kaoru Hiramatsu
39.    EMR Nossa Senhora da Conceição
40.    EMR Prof. Cid Torquato

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta