Escritores marcaram presença no Festival Saberes e Sabores e contadores apresentaram um mundo de magia e diversão para os pequenos no Projeto “Na Praia com Livros e Histórias”

  O segundo final de semana de maio da cidade foi marcado por diversos eventos onde a literatura caiçara se fez presente. Um deles foi o Festival Saberes e Sabores Caiçaras, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundacc. O evento aconteceu de 10 a 12 de maio, na Praça da Cultura e levou escritores e agentes literários da Comissão Setorial Municipal do Livro, Leitura e Literatura para apresentarem seus trabalhos literários.

Na oportunidade, as autoras e autores da comissão estiveram presentes numa tenda montada exclusivamente para a literatura, levando conhecimento e cultura por meio de suas obras que ficaram expostas para venda na Livraria Caiçara. Além da literatura, a festa contou ainda com muita gastronomia, artesanato e apresentações musicais de diversos estilos com artistas da cidade. “Ficamos muito felizes em participar, pois é muito importante que os autores locais estejam presentes em eventos grandes da cidade. A leitura é um hábito imprescindível e valorizar a literatura caiçara também. A troca de conhecimento com o público sobre as nossas obras é uma chance maravilhosa de fortalecer este vínculo entre os leitores e os autores da nossa região”, destaca Ceminha Mendes, escritora caiçara com seis obras publicadas, sendo a mais recente, “Se essa Rua, se essa rua foCeminha”, livro bastante requisitado na tenda da Fundacc durante o festival.

Projeto “Na Praia com Livros e Histórias”

No sábado, 11 de maio, foi o momento das crianças. O projeto “Na Praia com Livros e Histórias” levou famílias para o espaço verde próximo ao parquinho que fica ao lado do Quiosque do Flávio, no centro da cidade.  O encontro reuniu artistas da área do teatro, do circo e da contação de histórias que levaram um mundo de magia, alegria e diversão para os pequenos, tendo como foco o incentivo à leitura.

A tarde estava ensolarada e na sombra de uma frondosa árvore, todos puderam ler os livros disponíveis no cooler literário, acompanhados de uma refrescante brisa vinda da praia. Os palhaços mágicos Baunilha e Paçoquinha arrancaram sorrisos de crianças, mães e pais com intervenções divertidas e animadas. A conhecida Nhá Rita, levou histórias e lendas de Caraguatatuba despertando a imaginação dos pequenos que participaram ativamente de pontos chaves das narrativas. Já a atriz e contadora de histórias, Anisha Zevallos, apresentou contos infantis interativos, sendo uma delas, a história do livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Holanda. Finalizando o encontro, a cordelista e assessora técnica de literatura da Fundacc, Dani Almeida, apresentou o universo do cordel às crianças com muita brincadeira e diversão.
“Esta é uma excelente oportunidade das famílias se desconectarem um pouco do ambiente virtual e se conectarem com suas crianças por meio da literatura, das histórias e das brincadeiras. Levei meus netos e amamos. São nestes momentos simples e divertidos que criamos memórias afetivas em família e a Fundacc tem um papel fundamental nisso, pois, esse fortalecimento cultural é imprescindível para os moradores e visitantes da nossa cidade”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.

O projeto “Na Praia com Livros e Histórias”, é uma ação da Fundacc em parceria com a Comissão de Literatura e tem como objetivo fomentar o hábito da leitura entre crianças e famílias e também, valorizar os artistas da região. O evento acontece ao ar livre todo segundo sábado do mês, das 15 às 18 horas, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro.

Anúncios

Deixe uma resposta