O Ginásio Dorival Raymundo recebe a vacinação de rotina contra a raiva, neste sábado (25). Realizada pela Prefeitura de Itupeva, a ação tem como objetivo proteger cães e gatos da doença. Com pontos fixos espalhados pela cidade, a UVZ atende tutores e seus animais, com agendamento.

A expectativa da Unidade de Vigilância de Zoonoses é vacinar ao menos 100 animais, entre cães e gatos com mais de 3 meses de vida. O departamento também pede a colaboração da população para não faltarem à vacinação após o agendamento.

Quem pode receber a vacina?


A vacinação está liberada para todos os cães e gatos do município a partir de 3 meses de vida. Por ser uma vacinação anual, a orientação é que os animais vacinados em 2023 tenham 1 ano de intervalo da outra dose.

O agendamento deve ser feito neste link: https://www.itupeva.sp.gov.br/prefeitura/unidade-de-vigilancia-em-zoonoses-de-itupeva-uvz/vacinacao-animal

 

Sobre a doença
A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Uma vez infectado, o paciente tem o sistema nervoso central afetado. A raiva é uma doença letal e a vacinação de cães e gatos é um dos pontos importantes para o controle da doença dentro do município de Itupeva.


source
Com informações da Prefeitura de Itupeva

Anúncios

Deixe uma resposta