Capacitação da Guarda Municipal foi finalizada nesta quinta-feira

Guardas municipais de São Gonçalo realizaram, nesta quinta-feira (23), a etapa prática do Estágio Básico de Prevenção e Combate a Incêndio em Vegetação, destinado aos agentes do Grupamento de Defesa e Preservação Ambiental (Gpam). O treinamento prático foi realizado na Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno. 

O estágio é realizado pela Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal de São Gonçalo, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Subsecretaria de Defesa Civil. O curso teve uma carga horária de 24 horas, sendo doze horas na quarta-feira (22) e as outras doze ministradas nesta quinta-feira (23). 

As aulas práticas foram ministradas pelo subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assunção, e também pelo Corpo de Bombeiros, que apoiou diretamente as instruções aos guardas.

“Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e com a Secretaria de Ordem Pública, a Defesa Civil vem fazendo um trabalho de capacitar estes guardas que atuam diretamente em  áreas de mata. A ideia do estágio, principalmente neste período de estiagem, quando a umidade relativa do ar é baixa, é extremamente importante. A capacitação, além de motivar o Gpam, faz com que os guardas relembrem pontos que eles já visitaram, mas hoje podem ter um olhar específico para atuação no combate a incêndios”, disse o subsecretário de Defesa Civil, Major Felipe Assunção. 

Nesta quinta-feira os guardas realizaram marcha a pé pela mata da APA do Engenho Pequeno, como forma de planejamento e identificação do terreno para adentrar a vegetação levando equipamentos de combate a incêndio, como saco costal e abafadores. Os guardas também combateram incêndios na prática, e puderam compreender a importância de identificar a direção do vento e altura das chamas para um combate mais eficaz. 

Durante as atividades na floresta, os guardas municipais coletaram resíduos deixados na mata e encontraram até mesmo um balão, que também foi recolhido. Os primeiros socorros e resgate de vítimas também foram temas de aulas práticas, com identificação, estabilização e resgate de feridos. 

“Mesmo o combate aos incêndios sendo uma atribuição legal do Corpo de Bombeiros, os guardas vão atuar de forma colaborativa com os militares, porque na maioria dos casos são eles que têm o primeiro contato com o incêndio, identificando o foco, acionando os bombeiros e realizando o primeiro combate às chamas”, finalizou o major. 

Ao final do curso, os guardas receberam um certificado de conclusão do Estágio Básico de Prevenção e Combate a Incêndio em Vegetação.

source
Com informações da Prefeitura de São Gonçalo

Anúncios

Deixe uma resposta