Santos se destaca cada vez mais como cidade pet friendly. Já está em construção, no bairro Embaré, o quinto espaço dedicado exclusivamente aos amigos de quatro patas do Município. Localizada entre as ruas Frei Vital e Liberdade, a área tem aproximadamente 350m², e vai fazer a alegria dos animais de estimação e seus tutores na região.

O Espaço Pet Embaré deve ficar pronto até o final de junho. A obra consiste na recuperação do passeio, do caminho de concreto da Praça Evelina Alca de Santana e paisagismo e terá diversos itens decorativos com tema pet. Bancos e elementos em formato de pata e osso darão um toque especial ao espaço, que contará com atrações como rampas e túneis, comumente utilizados em provas de agility e que divertem os animais.

As intervenções no local estão em andamento, seguindo cronograma de serviços da Prefeitura Regional da Zona da Orla e Intermediária (ZOI). Os trabalhos contam com o apoio da EcoFábrica e da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), unidades da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).

“O espaço pet da Rua Frei Vital é mais uma obra que atende a uma antiga demanda da população, uma vez que a região concentra um considerável número de animais de estimação. A Prefeitura segue trabalhando na revitalização de praças e espaços até então ociosos, proporcionando mais qualidade de vida a todos”, disse o secretário das Prefeituras Regionais, Felipe Tavora.

A Cidade conta ainda com outras quatro praças exclusivas para cães: Nossa Senhora Aparecida, Caio Ribeiro de Moraes e Silva (Sesc), Lagoa da Saudade e Parque Roberto Mário Santini.

PET FRIENDLY
Santos tem diversas políticas públicas que incentivam a prática pet friendly, onde estabelecimentos comerciais como shopping, lojas, cafés e restaurantes, além de locais públicos, estão aptos para receber de forma adequada os animais de estimação.

Desde janeiro de 2022, Santos é a 1ª cidade do estado de São Paulo a permitir, por lei, cães na praia, o que ocorre exclusivamente na faixa de areia da Praia do José Menino, no trecho entre o Posto 1 de Salvamento e o Parque Roberto Mário Santini, das 6h às 9h e das 16h às 19h.

HOSPITAL VETERINÁRIO
Referência na proteção da vida animal, Santos vai garantir um avanço significativo para a saúde e o bem-estar dos pets. As obras do primeiro hospital veterinário municipal foram iniciadas no dia 11 de abril, na esquina da Rua João Fraccaroli com a Rua Amadeo Barbiellini, no Bom Retiro, na Zona Noroeste. O prazo para conclusão da obra é de 12 meses.

O futuro hospital veterinário funcionará em um edifício de quase mil m², distribuídos em dois pavimentos (térreo e primeiro) e o equipamento oferecerá atenção especial à saúde dos animais em uma área ampla e bem equipada. No equipamento será possível realizar atendimentos como consultas, tratamentos e procedimentos cirúrgicos de forma mais acolhedora. 

A unidade permitirá a ampliação do atendimento gratuito diário a cães e gatos, hoje assistidos pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Anúncios

Deixe uma resposta