Boulevard da Martim Afonso reinaugurado com total acessibilidade e mais de 700 metros de cobertura

O maior shopping a céu aberto da Baixada Santista está de cara nova. Nesse sábado (18) a Prefeitura de São Vicente reinaugurou o Boulevard da Rua Martim Afonso, no Centro da cidade. 

“A reinauguração do Boulevard da Martim Afonso significa um marco de reconstrução do centro comercial de São Vicente. É um trabalho que está sendo feito com muito cuidado, com muito carinho, para que a gente volte a retomar a força do comércio vicentino”, afirma o Secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Guilherme Rivero Guzzi. 

Agora, o local foi adaptado para uma via compartilhada, onde é possível a passagem tanto de pedestres, como de veículos, conforme explica o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira: 

“Nesse primeiro trecho da Rua Martim Afonso já havia a ideia da criação de um boulevard. Nós pegamos essa ideia e fizemos o que a gente chama hoje de rua compartilhada, ou seja, os veículos poderão passar aqui, mas, a rua está humanizada, está mais agradável, acessível e prioriza o pedestre. Então, apesar dos veículos passarem, ela tem quase o mesmo nível da calçada e uma velocidade máxima permitida de 30 quilômetros por hora. Além disso, em datas fortes para o comércio, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, por exemplo, a rua poderá ser fechada apenas para trânsito de pedestres”. 

O início das obras aconteceu quando a atual gestão percebeu o mau estado de conservação das coberturas. 

“A obra teve início porque as coberturas do centro estavam em um estado absolutamente precário.  A partir daí a Prefeitura se aproximou dos comerciantes e começamos a viabilizar a reforma e restauro de todas as coberturas. Esse foi o primeiro passo. Além do restauro de um dos lados, foi feita, também,  a cobertura do outro lado, que, antes, não existia. Durante as conversas com os comerciantes e a população nós entendemos que não valia a pena só fazer a cobertura então fizemos os passeios que estavam bem deteriorados, sem acessibilidade e hoje nós temos todo esse eixo da Martim Afonso reformado. Mais confortável, acessível e mais bonito”, completa o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Alexsandro Ferreira. 

As revitalizações não param por aí. As obras continuam em outros trechos das calçadas do Centro e fazem parte  do programa “São Vicente de Cara Nova”, que visa, por meio da reestruturação de patrimônios de cartões-postais do Município, potencializar a economia da cidade  fomentando turismo, lazer, esporte e comércio.

“A reinauguração de hoje significa que o centro comercial de São Vicente, que é o maior centro comercial da Baixada Santista está voltando a reviver e que as pessoas podem voltar a se apaixonar pelo nosso centro da cidade. A rua está linda, maravilhosa, as coberturas estão refeitas, as calçadas estão bonitas, acessíveis, tem todo um charme especial e tem o maior comércio da região. Você quer comprar alguma coisa, qualquer coisa, é no centro de São Vicente que você vai encontrar”, declara o Prefeito de São Vicente, Kayo Amado. 

Além das melhorias na Área Insular, a Área Continental também tem seu principal eixo comercial revitalizado. A Avenida Ulisses Guimarães foi reurbanizada em 2 quilômetros  de extensão, com uma obra que busca promover acessibilidade e  valorização urbanística.

source
Com informações da Prefeitura de São Vicente

Anúncios

Deixe uma resposta