Campanha contra a Poliomielite acontece de 27 de maio a 14 de junho

24/05/2024

 

Entre os dias 27 de maio a 14 de junho, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em consonância com o Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo.

Pais e responsáveis devem procurar uma das salas de vacina das seguintes unidades de saúde, munidos das cadernetas das crianças, para verificar a situação vacinal e atualizar, a fim de evitar a doença e suas graves sequelas:


UBS Centro de Saúde

ESF Nova Caçapava

ESF Caçapava Velha

ESF Piedade

ESF Vila Paraíso

ESF Vila Menino Jesus


O horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 16h; exceto a sala de vacina da Nova Caçapava, que funciona das 7h às 18h30.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia causada pelo poliovírus selvagem, geralmente acometendo os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível.

A vacinação é uma estratégia fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, visto que a doença está eliminada no país desde 1994 graças às altas coberturas vacinais daquela época.

Com a realização desta campanha de vacinação, o Brasil reafirma o compromisso internacional assumido de manter o país livre da poliomielite e de manter a situação vacinal da população alvo em dia.

Atualmente, Caçapava encontra-se com cobertura vacinal de 85,4% da vacina injetável da Polio (VIP), dada aos 2, 4 e 6 meses de vida, e 77% da vacina oral (VOP), dada aos 15 meses e com reforço aos 4 anos de idade, mas a meta é vacinar no mínimo 95% das crianças de um ano a menor de cinco anos de idade contra a poliomielite nesse período da campanha.

 

source
Com informações da Prefeitura de Caçapava

Anúncios

Deixe uma resposta