21 de maio de 2024

Formações continuadas funcionam como qualificação profissional e atualização para os docentes e demais profissionais que atuam na rede

Foto: Igor Andrade Cotrim

Inaugurado em dezembro de 2022, o Centro de Formação Profª Lisete Arelaro se consolida como um polo de capacitação para todos os profissionais da rede municipal de educação de Diadema. Frequentam o espaço professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), agentes de apoio escolar, coordenadoras pedagógicas, diretoras, agentes de cozinha e zeladores, entre outros. Só no mês de maio, mais de 1.000 profissionais receberam alguma formação no local. Em média, cerca de 200 trabalhadores da Educação frequentam o centro mensalmente, e funcionários de outras secretarias, como Saúde e Assistência Social, também participam de atividades no espaço, onde funciona também a Secretaria de Educação e a EMEB Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro.

As formações são as mais variadas e abrangem todas as áreas e programas da Secretaria de Educação, como o Diadema de Dandara e Piatã e o Mais Educação, entre outros. “Promovemos formações continuadas, que funcionam como uma qualificação profissional para os docentes que atuam na nossa rede, muitas delas elaboradas a partir de demandas dos próprios professores e das equipes que atuam nas escolas”, explica Aline Fernandes, diretora do Departamento de Formação e Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação. Entre elas, está o curso de qualificação para professores que atuam na alfabetização de crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, que está sendo ministrada a 140 professores. Dada em parceria com o Ministério da Educação, a formação tem carga horária de 96 horas e vai até novembro.

A programação de cursos está disponível no Portal da Educação, e todos são divulgados também via circular enviada às escolas, com todas as informações e instruções para inscrição. Os professores podem participar dos cursos fora do horário de trabalho ou como parte do horário de trabalho, e alguns oferecem ainda a possibilidade de participação online, total ou parcialmente, como o HTPC em rede. “Antes de inaugurarmos o centro, não havia um lugar adequado para as formações. Chegamos até a usar espaços emprestados, como igrejas. Agora conseguimos reunir todos em um prédio com estrutura adequada, salas, auditório, equipamentos e uma programação extensa, que reúne vários profissionais da Educação em um só local”, afirma Aline.

Foto: Dino Santos

Para a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, o Centro de Formação Profª Lisete Arelaro exerce um papel fundamental na educação do município. “A educação não é estática, ela evolui. Por isso, promover formação continuada para os nossos professores é importante para mantê-los atualizados e em sintonia com o que há de melhor para educar nossos estudantes. Todo esse esforço se reflete positivamente na sala de aula.”

Ingrid Pereira, professora na EMEB Perseu Abramo, da rede direta de creches da Prefeitura, participou nesta segunda (20/5) da Parada Pedagógica da Educação Infantil, que envolveu 190 profissionaiss na sede do Centro de Formação Profª Lisete Arelaro. A formação reunirá ao todo 1.800 educadores do quadro do magistério da rede direta e conveniada, agentes de apoio escolar e estagiários. Ela diz que as formações são importantes para os professores da rede se manterem atualizados. “Além da atualização, é sempre uma excelente oportunidade de troca de experiências com os demais profissionais. Um ajuda o outro a criar soluções para resolver os problemas do dia a dia”.

Foto: Dino Santos

A coordenadora pedagógica Christiane da Silva Sobreira, da EMEB Eremita Gonçalves da Costa, destaca a praticidade trazida pelo centro de formação. “A localização na região central é muito boa, o que facilita o acesso. Acho importante termos um local como ponto de encontro, onde nos vemos com frequência e todas as formações são realizadas de acordo com um cronograma pré-definido. Aqui temos equipamentos e recursos que ajudam muito na assimilação dos conteúdos e no dia a dia dos profissionais de toda a rede.”

Quem foi Lisete Arelaro

A prof.ª Dra. Lisete Arelaro, que batiza o centro de formação, foi secretária de Educação em Diadema em duas oportunidades – de 1993 a 1996 e de 2001 a 2002. Além disso, foi professora e diretora de escolas de ensino fundamental e médio, esteve na equipe da Secretaria de Educação em São Paulo entre 1989 e 1992, na gestão de Luiza Erundina, e era professora titular do Departamento de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Falecida em 12 de março de 2022, ela foi uma das pessoas mais próximas do educador Paulo Freire.

Informações sobre os cursos oferecidos pelo Centro de Formação Profª Lisete Arelaro podem ser obtidas por meio do whatsapp da Educação, no telefone 11 4072 7000, e a agenda de cursos pode ser consultada no Portal da Educação.

Texto: Alvaro Bodas

source
Com informações da Prefeitura de Diadema

Anúncios

Deixe uma resposta