Henrique Macedo


Fundhas
Um projeto desenvolvido no curso técnico de Administração do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) está classificado para a final do Troféu Ozires Silva Educação, uma iniciativa do Invoz, instituição que incentiva a educação. O troféu será entregue nesta sexta-feira (24) durante o primeiro dia do V Congresso Invoz de Educação. 

A premiação consiste em reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras e é destinada a escolas e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas (municipal, estadual e federal) e privadas. 

“Nos primeiros meses, as aulas tiveram como objetivo a revisão de conteúdos gramaticais e, após esse período, os alunos foram submetidos a atividades com um viés mais profissional, já que o Cephas tem como objetivo formar alunos para o mercado de trabalho”, explica a professora Patrícia Monteiro. 


Projeto desenvolvido nas aulas do técnico de Administração concorre ao prêmio| Foto: Divulgação

A forma escolhida para compartilhar o conhecimento adquirido ao longo do semestre foi por meio da elaboração de um portfólio. “Com o advento das tecnologias, a ideia foi utilizar as ferramentas digitais para transformar o portfólio em um site, que demos o nome de Webfólio”, disse Patrícia. 

Participação no concurso

Os estudantes tinham por tarefa mostrar – em um vídeo de até três minutos – a trajetória e as realizações de uma personalidade brasileira de destaque em três grandes áreas: Educação, Inovação/Empreendedorismo e Cultura Aeroespacial.

A partir da proposta, a professora Patrícia convidou as alunas Rebeca e Isabeli para elaborar o vídeo, sugeriu algumas personalidades e entregou material de apoio. No entanto, depois de ler o livro “Carta a um jovem empreendedor”, que conta a história do engenheiro Ozires Silva, e refletir sobre a proposta do Cephas, as alunas chegaram a conclusão que ele seria a personalidade ideal.


Alunas se inspiraram na história de Ozires Silva para projeto | Foto: Divulgação

“Por ser um dos fundadores da Embraer e por conta do seu empreendedorismo e inovação, resolvemos fazer um vídeo sobre a trajetória dele. Fizemos um roteiro, gravamos nossas vozes e montamos o vídeo”, explicou Rebeca Oliveira, aluna do Cephas.

“Saber que estamos na final em duas modalidades é muito gratificante, pois de modo geral muitos trabalhos significativos são desenvolvidos no Cephas, mas agora estamos tendo a oportunidade de mostrar para o público externo um pouco daquilo que é desenvolvido na escola”, completou a professora Patrícia.

Sobre o Invoz

Fundado em 2017, o Invoz – Integrando Vozes para o Futuro é uma instituição sem fins lucrativos com sede em São José dos Campos, criada pelo engenheiro e fundador da Embraer Ozires Silva, que tem a missão de incentivar a educação, o empreendedorismo e inovação, além de propagar a cultura aeroespacial.

Com o tema “Sonhar e Realizar”, o V Congresso acontece no Cefe (Centro de Formação do Educador) e a programação envolve dois dias de palestras, painéis e exposições para educadores, estudantes e gestores. As inscrições são gratuitas e seguem até 23 de maio, por meio deste link

 

 

MAIS NOTÍCIAS

Fundhas

source
Com informações da Prefeitura de São José dos Campos

Anúncios

Deixe uma resposta