Espetáculo Espetacular por vários locais da região, durante os meses de maio e junho de 2024, com sessões gratuitas. As apresentações integram o projeto Circulação Espetacular – 10 Anos de Palhaçaria Marginal, contemplado pela 20ª Edição do VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais de São Paulo.

 

Ainda em maio, as apresentação são: 24/5 (sexta), na Casa de Cultura Municipal Itaim Paulista, às 16h; dia 25/5 (sábado), no centro de cultura São Mateus em Movimento, às 11h, e Espaço Pião Produções Artísticas (Sapopemba), às 15h30; e dia 26/5 (domingo), na Praça do Forró (São Miguel Paulista), às 15h30. Em junho: dia 2/6 (domingo), a trupe se apresenta na Feira Livre do Sapopemba, às 11h, e no Teatro Flávio Império, às 16h; e no dia 7/6 (sexta), a sessão acontece no Centro Cultural Arte em Construção, encerrando a temporada.

 

 

A Cia. Palhadiaço – formada atualmente por Kauan ScaldelaiMariana SibinelPriscyla Kariny e Rogério Nascimento – escolheu a dedo os locais para celebrar seus 10 anos de palhaçaria na zona leste: todos os espaços/lugares fazem parte da história afetiva da trupe, seja por apresentações, atividades, ensaios ou ocupação.

 

Espetáculo Espetacular é a produção mais antiga da companhia; une a palhaçaria clássica da lona de circo com a contemporaneidade individual de cada artista. Números de bambolês, pernas-de-pau ou claves são amarrados por uma dramaturgia que traduz que artistas eles são: mambembes, transitórios/as, marginais, efêmeros/as; palhaçes contemporâneos/as que nos remetem à commedia dellarte. O esquete “Não Pode Tocar Aqui” fecha o espetáculo em uma cena carregada de graça e interatividade, no qual a palhaçe Pipeta acredita que já está na hora de acabar, mas as outras pessoas (artistas/público) não querem que a apresentação termine.

 

A música ao vivo (acústica e autoral) é outro artifício para divertir, impressionar e fazer o público rir. Sax, sanfona, zabumba, triângulo, caixas e cacarecos fazem os ritmos latentes na Zona Leste, como a lambada, o funk, a cúmbia, o forró e o xote. Nos figurinos, os palhaçes da Palhadiaço trazem a composição do clássico com o contemporâneo, adornados pela estética marginal.

 

Desde a sua fundação, em 2013, a companhia trabalha no aprimoramento de sua palhaçaria marginal, pelo estudo e desenvolvimento das práticas de habilidades circenses, musicais e cênicas, colocando-as a serviço do palhaço e do jogo cênico. “Um passo de cada vez, nos equilibrando em um só pé para dar o segundo passo. E, de passo a passo, andamos por muitos caminhos. Pisamos com nossas chalupas nos faróis de trânsito, feiras livres, vagões de metrô e de trem, praças e parques públicos, casas de cultura, picadeiros de circo, assoalhos de teatros, ruas e muitas salas de ensaio. Foram quilômetros percorridos com nossa arte por essa metrópole nesses 10 anos de vida”, declaram os/as integrantes sobre sua jornada de uma década.

FICHA TÉCNICA – Texto: Cia. Palhadiaço. Elenco: Kauan Scaldelai, Mariana Sibinel, Priscyla Kariny e Rogério Nascimento. Direção cênica: Ronaldo Aguiar. Figurinos:Clara Prates e Cia. Palhadiaço. Direção musical: Danielle Siqueira. Cenografia: Rafael Jardim. Arte gráfica: Renan Preto. Produção geral:Priscyla Kariny. Produção artística:Rogério Nascimento. Produção executiva e administrativa: Pião Produções Artísticas. Fotos: Lado Sujo da Frequência. Assessoria de imprensa:Verbena Comunicação. Agradecimentos: Moradoras/es da Zona Leste e ao Grupo Rosas Periféricas. Idealização: Cia. Palhadiaço. Apoio: 20ª Edição do VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

 

Sinopse: O Espetáculo Espetacular é uma montagem com números de habilidades e estudo da palhaçaria clássica subvertendo a linguagem, além de trabalhar o improviso de acordo com os estímulos da plateia. A companhia encena esquetes clássicas que sobreviveram por meio da tradição oral e de poucos registros, reinventando-as sob nova perspectiva. Com base em estudos na área teatral e circense, a Cia. Palhadiaço leva o público a vivenciar a essência do palhaço em sua forma mais pura, além de trazer números autorais e técnicas circenses.

 SERVIÇO



Espetáculo circense: Espetáculo Espetacular

Com: Cia. Palhadiaço

Duração: 45 minutos. Classificação: Livre. Gênero: Circo



24 de maio – Sexta-feira



16h – Casa de Cultura Municipal Itaim Paulista

Rua Monte Camberela, 490 – Vila Silva Teles – São Paulo/SP.



25 de maio – Sábado



11h – São Mateus em Movimento (centro de cultura)

Rua Cônego José Maria Fernandes, 127c – Vila Flávia – São Paulo/SP.

15h30 – Espaço Pião Produções Artísticas

Av. Sapopemba, 9335 – sala 2 – Jardim Adutora – São Paulo/SP – CEP: 03988-010



26 de maio – Domingo



15h30 – Praça do Forró

Praça Padre Aleixo Monteiro, 26 – São Miguel Paulista. São Paulo/SP.



02 de junho – Domingo



11h – Feira Livre do Sapopemba

Rua Dr. Tolstói de Carvalho, S/N – Vila Tolstói. São Paulo/SP.

Atividade ao ar livre.



16h – Teatro Flávio Império

Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba. São Paulo/SP.

Estação Eng. Goulart da CPTM. Tel.: (11) 2621-2719.

Local: Área externa.



07 de junho – Sexta-feira



16h – Centro Cultural Arte em Construção

Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes. São Paulo/SP.

Local: Área de convivência. Tel.: (11) 2285-5699.

Anúncios

Deixe uma resposta