“Círculo de Visões” é o novo vídeo lançado pelo Programa Mov.Cicla nesta semana

Em agosto de 2023, o Programa Mov.Cicla realizou o Círculo de Visões: um encontro presencial que compôs a Formação Mov.Cicla 2023 com educadores formais e informais e aconteceu na EMEF Isabel do Carmo Nogueira, em Pindamonhangaba. A atividade contou com a presença de representantes de grandes parceiros – Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação e Novelis – e com a participação de membros dos cinco Grupos de Trabalho (GTs) criados pelos integrantes da formação: GT EMEF Isabel do Carmo Nogueira e André Franco Montoro, GT Senac Pinda, GT Saúde e Meio Ambiente (PSF Castolira / SMMA), GT CMEI Josefina Cembranelli e Núcleo Pedagógico (DRE-Pinda) e GT Instituto IA3.
No encontro, cada um dos grupos apresentou seu plano de intervenção, criado para contribuir com a qualificação das culturas de consumo e de gestão de resíduos nas comunidades onde atuam. Elaborados a partir das atividades propostas pela formação e de um mapeamento dos territórios, essas iniciativas socioambientais têm como objetivo colaborar com a implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos do Município (PMGIRS). Após cada partilha, foram realizadas rodadas de sugestões para aprimoramento dos planos, favorecendo a sinergia entre as propostas estruturadas, o estabelecimento de parcerias entre os grupos e indicações de novas possibilidades e parcerias externas capazes de impulsionar o trabalho dos participantes. Ao final do encontro, os resultados foram nítidos: os cinco grupos de trabalho saíram fortalecidos pela consciência do potencial de estarem atuando em rede e estimulados para dar os próximos passos na implementação das práticas regenerativas e sustentáveis que desenvolveram para o município.
Esse é o terceiro vídeo da série Mov.Cicla. Para as próximas publicações, está previsto a apresentação das ações desenvolvidas pelos grupos de trabalho participantes.
Curiosidade – Iniciada em março de 2023, a segunda edição da Formação Mov.Cicla foi estruturada em módulos nos quais foram aprofundados temas como “Regeneração e Sustentabilidade Integral”, “Consumo Consciente e Gerenciamento de Resíduos no Lar e na Comunidade”, “O Potencial dos Ambientes Naturais e Construídos como Agentes Educadores”, “O potencial da mobilização comunitária” e “Nossa atitude pode transformar a realidade”. Em paralelo a estes estudos, foi realizada uma “Capacitação em Design e Implementação de Projetos” e encontros mensais para mentoria com cada GT. Integrando teoria e prática, os conteúdos acessados puderam ser estruturados em propostas para serem aplicados e multiplicados. A partir da partilha dos planos de intervenção no Círculo de Visões, realizada em Agosto, os participantes seguiram no percurso formativo até o mês de novembro com o chamado “mão na massa”, com assessoria da equipe do programa, implementando as propostas de ação que elaboraram, dedicados a contribuir com a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do território.
Esta formação foi realizada no escopo do Programa Mov.Cicla, uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, com incentivo da Novelis, destinada ao fortalecimento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).








source
Com informações da Prefeitura de Pindamonhangaba

Anúncios

Deixe uma resposta