Espaço será especialmente voltado ao debate interracial, ao diálogo com a comunidade LGBTQIAPN+ e à valorização da pluralidade religiosa

A cerimônia de entrega da revitalização do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Boa Vista (avenida Katsutoshi Naito, 955 – Sesc), realizada pela Prefeitura de Suzano na manhã deste sábado (18/05), foi marcada pela abertura da nova “Sala de Promoção da Diversidade Mestre Quim”. O espaço será especialmente voltado ao debate interracial, ao diálogo com a comunidade LGBTQIAPN+ e à valorização da pluraridade religiosa.

A homenagem à Joaquim Sebastião da Silva, popularmente conhecido como “Mestre Quim”, busca reproduzir o propósito deste local de acolhimento à população, já que ele deixou um importante legado de luta contra a discriminação racial e a desigualdade social na região, com uma trajetória de vida dedicada à capoeira, à cultura e às religiões de matriz africana. A nova sala reforçará a participação popular nos debates em prol da defesa de direitos e garantirá capacitação de servidores municipais para atendimento adequado a todos os públicos.

O espaço se integra ao conjunto de iniciativas que vem sendo desenvolvidas pela administração municipal para reforçar o combate à discriminação. Como exemplos de ações de valorização da diversidade podem ser citadas as propostas da Conferência Municipal de Cultura de 2023, que trouxe como um dos eixos de debate a temática “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”, e um dos editais da Secretaria Municipal de Cultura deste ano, que reservou oportunidades exclusivas para o público LGBTQIAPN+, conforme pode ser verificado no site da prefeitura, pelo link suzano.sp.gov.br/cultura-realiza-chamamentos-publicos-para-apresentacoes-artisticas.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, afirmou que a revitalização do Cras Boa Vista vai proporcionar um trabalho ainda mais completo nesta estrutura de acolhimento à população. “Com essa nova sala da diversidade, ampliamos nossa capacidade de diálogo com os munícipes, dando o suporte necessário para públicos específicos. Com mais espaço e melhorias na estrutura do prédio, conseguiremos receber as famílias com mais qualidade”, declarou Garippo. Para ele, a escolha do homenageado foi mais do que justa. “O Mestre Quim militou durante a sua vida de forma intensa na defesa da diversidade. Ele deixou exemplos que devem ser propagados, em especial ideais de respeito à pluralidade e de combate à intolerância de todo tipo”, complementou.

Emocionada, Susana Rosa Silva, viúva de Mestre Quim, afirmou em seu discurso que a homenagem sacramenta um importante legado de mais de 40 anos, simbolizado no berimbau que por tanto tempo ele portou e tocou. “Não poderia haver lugar melhor para o seu nome do que esta Sala de Promoção da Diversidade, que vai eternizar os ideais e as realizações de um homem único e espetacular”, afirmou ela, que coordena a Associação Desportiva e Cultura Luz do Amanhã. Também estavam presentes os filhos do homenageado, Márcia, Joaquim e Dandara, e os netos Renato, Alícia e Vitor.

Representando a Câmara de Suzano, o vereador Pedro Ishi destacou que foi testemunha do trabalho desprendido e de amor ao próximo de Mestre Quim e reforçou a importância de uma unidade do Cras revitalizada para a região norte. “A descentralização dos serviços é fundamental, porque os torna mais próximos das pessoas. E um Cras revitalizado, com novo mobiliário e mais equipamentos, garante dignidade a quem é atendido e também para quem lá trabalha”, disse o parlamentar.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi pontuou que a oferta de um espaço exclusivo para a defesa da diversidade reforça mais um avanço na luta contra a discriminação. “Ao mesmo tempo que prestamos uma bela homenagem ao Mestre Quim, por tudo que ele fez pela nossa cidade, pela cultura, pelas pessoas e pela defesa da igualdade, proporcionamos um ambiente único, pensado na riqueza de discussões em torno das questões específicas de cada público. Queremos que todos se sintam acolhidos e valorizados. Não tenho dúvida de que este Cras revitalizado vai prestar um serviço ainda melhor, potencializando o alcance a quem precisar”, concluiu Ashiuchi.

Outras informações sobre o Cras Boa Vista podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4749-4325.

dedicado”, destacou a ex-presidente do Compir, a professora da rede estadual Inês da Silveira, que deixou o cargo na ocasião.

Presentes

Entre as demais autoridades estiveram presentes os secretários Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e Chefia de Gabinete), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), Diego Ferreira (Saúde) e Paulo Pavione (Comunicação Pública); o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Mauro Vaz; a gestora estratégica da Secretaria de Educação, Renata Priscila Venancio Magalhães; a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Tatiana Orita; o subcomandante Edmundo Gomes; o diretor de Proteção Social Básica, Edicarlos Nathan; a coordenadora do Cras Boa Vista, Grazieli Elizia da Silva; e a coordenadora geral do Cadastro Único, Cintia Barros.

Pelo Legislativo também participaram os vereadores Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; Denis Claudio da Silva; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; Antonio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado; Lazario Nazaré Pedro, o Pastor Lázaro; e Leandro Alves de Faria, o Leandrinho.



Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta