Dengue: tem início vacinação voltada para grupo prioritário

0

Começou nesta última quarta-feira, 15, a vacinação contra a dengue, primeiramente na população de 10 e 11 anos. Segundo a Secretaria de Saúde de Socorro, a aplicação se dará de forma escalonada até os 14 anos, 11 meses e 29 dias, conforme disponibilização de doses por parte do Ministério da Saúde.

A faixa etária de 10 a 14 anos tem prioridade para receber as doses de vacinas de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, por ser essa a fatia da população que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença. Segundo o Censo do IBGE de 2022, Socorro soma 2.202 crianças e adolescentes dentro dessa faixa etária.

As vacinas estão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: ESF Aparecidinha, ESF Santa Cruz, ESF Jardim Araújo, ESF Vila Palmira e ESF Oratório, e protegem contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da doença. O esquema vacinal completo é composto por duas doses com um intervalo de três meses entre cada aplicação. Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina e cartão cidadão. O horário de atendimento para aplicação das vacinas é das 08 às 15h.

A Secretaria destaca a importância da vacinação como instrumento para frear o avanço da dengue. Porém, a prevenção ainda é o melhor remédio e o foco deve ser a eliminação dos criadouros do mosquito.

Números da dengue

Até esta quinta-feira, 16, Socorro havia registrado 3491 casos notificados, 1390 confirmados e 248 descartados. Quatro mortes suspeitas seguem em investigação.

De acordo com a Vigilância em Saúde, as notificações de doenças compulsórias, como dengue e Covid-19, são lançadas no sistema de saúde diariamente em ordem cronológica, de forma não simultânea. Nos casos em que o paciente evolui a óbito, é aberta uma investigação epidemiológica com acompanhamento do prontuário desde o momento da notificação. Esse material é enviado para a regional de saúde para avaliação do caso que, até que seja confirmado, segue como suspeito.

Devido ao alto número de casos na região não há uma estimativa de prazo para a resposta.

 

source
Com Informações da Prefeitura de Socorro

Anúncios

Deixe uma resposta