23 de maio de 2024 Moradores realizaram tratamento nas UBSs e, após avaliação, quem estiver apto fará a moldagem para iniciar a confecção do item

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema convocou 202 pessoas que já realizaram tratamento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para Mutirão de avaliação para confecção de prótese dentária. A etapa inicial será realizada, neste sábado (25/05), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso.

Os beneficiados com as próteses dentárias foram definidos a partir de triagens realizadas nos consultórios odontológicos das UBSs e a convocação para participar da ação foi feita pelo CEO através da Unidade de referência, que indicou horário de comparecimento do paciente. “Antes de iniciar a confecção da prótese, a pessoa precisa estar em dia com a saúde bucal para que não haja nenhuma intercorrência nesse processo. Por isso, é importante que os procedimentos com a equipe de Saúde Bucal da UBS estejam finalizados, como restauração ou extração”, explica a dentista e coordenadora de Saúde Bucal do município, Caroline Tiezzi.

No dia, o morador fará a avaliação pelo especialista em prótese e, se estiver apto a recebê-la, será realizada a moldagem para confecção do item. Esta é a primeira etapa para confecção da prótese, total ou parcial removível, superior e/ou inferior, de acordo com a necessidade de cada caso. O processo completo envolve em torno de quatro consultas no CEO para avaliação, confecção, ajustes e entrega, com previsão para final de junho.

“Essa é uma ação importante de saúde bucal para restabelecimento da saúde geral, melhora a autoestima das pessoas, traz dignidade e o direito de voltar a sorrir. É importante ressaltar ainda que o fortalecimento das ações também está sendo possível pelo aumento de repasses do governo federal para a saúde bucal”, afirma o secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva.

Benefícios
Os benefícios da dentição completa, seja natural ou por prótese, incluem uma fala mais clara e boa mastigação. Por isso, no processo de confecção da prótese são levados em consideração aspectos como formato do rosto e semelhança com dentes do paciente, tudo isso para proporcionar reabilitação oral, estética e funcional.

Compartilhando Sorrisos
O atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas foi retomado em agosto de 2021, após ficar interrompido desde o início da pandemia por covid-19. Desde então, já entregou 1.956 próteses odontológicas, por meio do Programa Compartilhando Sorrisos. Mais informações em https://portal.diadema.sp.gov.br/compartilhando-sorrisos-ja-beneficiou-mais-de-1-600-moradores-em-diadema/.

CEO
O Centro de Especialidades Odontológicas de Diadema conta com nove salas onde são realizados atendimentos odontológicos de média e alta complexidades e oferta serviços de diagnóstico bucal (com ênfase na detecção precoce de câncer de boca), cirurgia oral menor, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento das doenças da gengiva) e fornecimento de prótese dentária total e removível, além de cuidados aos pacientes com deficiência.

Saúde Bucal nas UBSs
Todas as 20 Unidades Básicas de Saúde contam com equipes de saúde bucal e consultórios odontológicos preparados para atendimento à população. Desde o início do ano, foram realizadas 38.091 consultas de saúde bucal. Já em 2023, foram 106.550 consultas odontológicas nas UBS.

Carro da vacina
Outra ação importante, no sábado (25), é o Carro da Vacina, que estará estacionado em frente ao Quarteirão da Saúde, das 8h às 16h, para vacinação contra influenza e outros imunizantes do calendário oficial de imunização. Para se vacinar, é preciso levar documento de identidade com foto e caderneta de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados de um responsável com mais de 18 anos de idade.

Serviço:
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) / Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso
Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro. Atendimento realizado com encaminhamento da UBS de referência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Carro da Vacina
Das 8h30 às 16h, em frente ao Quarteirão da Saúde Engenheiro Osvaldo Misso

Por Renata Nascimento
Foto: Adriana Horvath (atendimento na UBS) e Igor Andrade Cotrim (CEO)

source
Com informações da Prefeitura de Diadema

Anúncios

Deixe uma resposta