Home Litoral SP São Sebastião Dr. Nil acredita na educação como chave para transformar São Sebastião

Dr. Nil acredita na educação como chave para transformar São Sebastião

0
brown mountain near body of water during daytime
Photo by Natanael Vieira on Unsplash

Criado na Topolândia, Itatinga e Olaria, o pré-candidato conta como os estudos mudaram sua vida

Givanildo Nunes de Souza, também conhecido como Dr. Nil, advogado e pré-candidato a prefeito de São Sebastião, destacou recentemente o papel transformador da educação. “Investir na educação é investir no futuro. Uma cidade que se empenha em aprimorar suas escolas, expandir cursos profissionalizantes e reduzir a evasão escolar está solidificando a base para o avanço de todos os seus habitantes, independentemente de sua classe social”, afirmou.

Dr. Nil defende que políticas educacionais robustas podem significar a diferença entre a estagnação e o progresso para as comunidades locais. “Falo por mim, alguém que passou a infância e adolescência na Topolândia. Eu vim de uma família humilde, que veio do norte de Minas Gerais, para vencer na vida, comecei a trabalhar muito cedo, aos 12 anos de idade, e parei de estudar para ajudar meus pais. Essa é a realidade de muitas famílias até os dias de hoje”, conta o advogado.

Ele só retomou seus estudos após conhecer sua esposa em 1998, inspirado por ela a concluir o ensino médio e a graduar-se em Direito em 2004. “O estudo transformou minha vida”, revela com entusiasmo. Além de sua trajetória pessoal, ele recorda com carinho de sua infância na escolinha de futebol de areia no Centro Comunitário, com o Professor Marcelo Negreti e futebol de campo no Ginásio Gringão, com o Professor Aurinho, destacando a importância do acesso ao esporte e à educação.

Porém, São Sebastião precisa de um planejamento logístico significativo devido ao seu extenso litoral com mais de 100 quilômetros, que dificulta a locomoção dos alunos para práticas esportivas. “É essencial retomar o transporte para a prática de esportes e apoiar nossos jovens atletas”, argumenta. Para ele, é difícil discutir esportes ou educação superior em áreas mais carentes como Topolândia, Itatinga e Olaria, onde as famílias lutam diariamente com a falta de infraestrutura básica e serviços públicos.

“São lugares de gente sofrida, que trabalha longe, que se desgasta com o atraso das linhas de ônibus e com a ausência de serviços públicos para lhes prover as necessidades básicas. Não tem uma rua pavimentada descentemente, o Posto de Saúde está sempre cheio, a Casa de Passagem é insalubre, falta água nas casas, o bairro está abandonado pelos gestores e autoridades”, descreve.

Dr. Nil conhece bem os desafios enfrentados pelas famílias mais vulneráveis e propõe soluções concretas para esses problemas. Ele defende a melhoria do sistema de transporte público, a implantação de Tarifa Zero para toda população, acesso às instituições educacionais e programas alimentares que garantam refeições nutritivas para estudantes e suas famílias, inclusive aos finais de semanas e feriados. Além disso, sugere a criação de programas de tutoria, aconselhamento e apoio psicológico para estudantes que enfrentam grandes adversidades.

“Vi muita gente que só precisava de uma oportunidade de estudo para crescer na vida, mas fazer um colégio técnico ou cursar faculdade era um sonho distante. Implementar bolsas de estudo e auxílios financeiros para famílias de baixa renda pode diminuir significativamente o fardo financeiro da educação”, adiciona ele, ressaltando a necessidade de uma abordagem integrada para superar os obstáculos ao ensino, permitindo que a educação se torne uma prioridade mesmo para aqueles que enfrentam os maiores desafios.

NO COMMENTS

Deixe uma resposta

Sair da versão mobile