23 de maio de 2024 – 11:41
#Cras #inauguração #Martinópole #SPS


Carolina Parente – Ascom SPS – Texto

Claudio Rocha – SPS – Fotos



O momento foi celebrado com alegria pela população beneficiada na manhã desta quarta-feira (22)

“O Cras está me ajudando muito, a vida em casa agora está mais digna”, afirmou a agricultora Maria Glaucivânia Clemente em evento de inauguração da nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social. O equipamento, situado em Martinópole, foi entregue pelo Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria da Proteção Social (SPS) como parte de um esforço contínuo para ampliação da rede assistencial do Estado, oferecendo suporte e serviços essenciais às famílias em situação de vulnerabilidade.

Com a presença da titular da SPS, Onélia Santana, e do prefeito do município, Francisco Ediberto de Souza, o momento de desenlace da fita simbolizou a entrega de dignidade às pessoas que mais precisam. Com equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, o Centro tem capacidade para atender 700 famílias.

Onélia Santana destacou que o Cras é um dos equipamentos mais importantes para que se possa efetivar a política da Assistência Social. “Para além do investimento econômico, a importância deste equipamento para a vida de cada uma das pessoas que mais precisam. O Cras oportuniza não somente o acesso aos programas do Governo, mas aumenta também o alcance das políticas públicas promovidas pelo Estado”, disse durante a inauguração do equipamento, na manhã desta quarta-feira.

Maria Glaucivânia Clemente, que é beneficiária do Bolsa Família, do cartão Ceará Sem Fome e do cartão Mais Infância, comenta que a entrega do equipamento é motivo de comemoração. “Eu e minha família passavámos muita necessidade e, com o Centro, melhorou para mim e para toda a gente da cidade que necessita dos programas do Governo. Com os benefícios, tudo em casa melhorou e, inclusive a alimentação do meu filho de 3 anos, Nando Clemente, que precisava de leite e eu não podia comprar”, ressaltou.

Funcionando como a porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Cras proporciona acesso a programas sociais, orientação e encaminhamentos, fortalecendo assim a proteção social. Nos centros são ofertados o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Além disso, é no Cras que os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais que estão aptos a receber do Governo Federal e Estadual por meio da inscrição no Cadastro Único.

A coordenadora do Cras de Martinópole, Aline Lopes Cesário ressalta que a nova estrutura implantada oferece recursos mais adequados para a realização dos programas do Suas intermediados pelo Centro. “Eu, em nome da minha equipe, felicitamos a população pela qualidade do espaço, pois agora temos condições de receber mais famílias. Com as salas bem divididas e as áreas de convivência, isso auxilia na qualidade dos serviços que prestamos”, complementa.

O prefeito Francisco Ediberto de Souza frisou a importância da parceria com o Governo do Estado, que proporciona a entrega de equipamentos que fazem a diferença na vida das pessoas. “A inauguração deste novo Cras representa um avanço significativo para nossa comunidade. Agora, temos um espaço adequado para atender com dignidade as famílias mais vulneráveis de Martinópole. Este centro é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas sociais aqui e em todo o Ceará”.





source
Com informações do Governo do Estado do Ceará

Anúncios

Deixe uma resposta